As chinesas Tencent e Alibaba estão entre as marcas mais valiosas do mundo, de acordo com levantamento da Brandz. Essas empresas também estão entre as que mais cresceram nesse quesito entre 2017 e 2018. Só “Amazon chinesa” cresceu 92% nesse período. A Tencent, que é basicamente a "Google da China", registrou 65% de crescimento.
Com isso, a gigante chinesa da internet entrou para o clube das cinco marcas mais valiosas do mundo, marcando um total de US$ 178,9 bilhões. É importante destacar que esse número é apenas uma estimativa da Brandz de acordo com atuação dessas marcas no mercado, não tendo a ver com o valor de mercado real delas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Top 10 marcas mais valiosas do mundo da Brandz - valores em bilhões de dólares (Fonte: Brandz)
É interessante destacar ainda que a Tencent confirmou nessa semana um investimento de US$ 180 milhões na brasileira Nubank, adquirindo 5% da sociedade privada. Considerando o valor que a chinesa pagou pelo investimento, a Nubank foi avaliada em US$ 4 bilhões, se tornando o maior banco digital do mundo e a maior startup da América Latina.
Google lidera
A marca mais valiosa do mundo continua sendo a da Google, com US$ 302 bilhões, tendo registrado 23% de crescimento nos últimos doze meses. A empresa tem produtos em vários segmentos de tecnologia e essencialmente domina o mercado de publicidade online. Fora isso, a companhia tem softwares extremamente populares no mundo todo, tais como Android, Google Chrome e outros.
Logo atrás da Google, temos a Apple, com sua marca valendo US$ 300 bilhões e crescimento registrado de 28% em um ano. O restante do top 10 é bastante conhecido, talvez com a exceção da AT&T, uma operadora de telecomunicações norte-americana.
Marcas que mais contribuem proporcionalmente para os negócios que representam (fonte: Brandz)
O relatório da Brandz ainda cita duas marcas brasileiras no top 10 das que mais contribuem para o negócio que representam. Isso quer dizer que as marcas dessas empresas são os ativos mais valiosos que elas possuem, a grosso modo. Entre elas, temos Skol e Brahma.
Fontes