A 99 anunciou hoje (25) duas novas medidas desenvolvidas para aumentar a segurança do passageiro e evitar fraudes cometidas por motoristas. O aplicativo passará a pedir que os condutores tirem fotos de identificação dos seus rostos e de seus documentos. Além disso, a empresa afirma que vai passar a convidar os passageiros a conferir se a pessoa que dirige o carro é a mesma que aparece na foto.
Essa novidade deve evitar que terceiros dirijam com o perfil de um motorista legitimamente cadastrado. Assim, fraudes envolvendo perfis comprados no mercado negro ou mesmo compartilhamento de perfis entre motoristas deve acabar na plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Criar sistemas de segurança com redundâncias para garantir proteção adicional aos usuários da plataforma
Segundo a empresa, o objetivo é “criar sistemas de segurança com redundâncias para garantir proteção adicional aos usuários da plataforma”.
A segunda novidade implementada pela 99 nesta terça-feira também tem a ver com a conferência de informações. O app passará a enviar notificações e mensagens pedindo para que o usuário confira se as informações do carro batem com os dados mostrados no app, como placa, marca e modelo do veículo. Depois das corridas, o aplicativo também deve perguntar se esses dados estão corretos e se a foto do motorista estava atualizada.
A empresa afirma ainda que já faz uma análise de perfil dos seus condutores parceiros a partir de documentos como CPF, CNH e também confere a base de dados do Denatran para verificar possíveis sinistros envolvendo o carro ou seu motorista. “As novidades vêm para dar ainda mais confiança aos usuários do aplicativo, com foco em prevenção”, disse Leonardo Soares, diretor de segurança da 99.
Fontes