No último dia sete de setembro, manifestantes do grupo Ocuppy invadiram e ocuparam o canteiro de obras do Campus Google, em Berlim, Alemanha, protestando contra a instalação da empresa no local. Houve confronto com a polícia e segundo informações locais, pelo menos seis pessoas foram presas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o projeto do campus Google em Berlim avançando os protestos também ampliaram. Desde o início do projeto, em 2017, houveram diversos protestos da comunidade sobre os planos da gigante tecnológica em abrir um empreendimento na cidade.
A utilização do prédio icônico de Umspannwerk, localizado no distrito de Kreuzberg gerou uma grande revolta dos moradores locais, por considerarem a vinda da companhia terá um efeito mais negativo do que positivo a região. O primeiro indício é o preço dos aluguéis, que já subiram substancialmente.
A tensão ficou ainda maior com a ocupação da construção. O Início foi às 15:00 do horário local, a polícia agiu rapidamente para desfazer a manifestação, usando inclusive de força física. Pelo menos um manifestante ficou gravemente ferido devido ao embate.
Fontes