A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (9) a apreensão de quase 28 mil equipamentos não homologados em ação realizada ontem na cidade de Mauá, São Paulo. O valor total estimado da carga é de R$ 750 mil, a maior apreensão realizada pela a agência neste ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ação começou após uma denúncia recebida pela Anatel. Os fiscais do órgão foram até o local e encontraram 27.955 produtos importados de maneira ilegal. Os equipamentos eram, em sua maioria, cabos de manobra (20.994) usados em redes de computadores. O restante (6.961) era composto por campainhas sem fio.
Anatel apreendeu R$ 750 mil em produtos não homologados.
Esta operação se junta a outras iniciativas da Anatel junto a distribuidores e provedores de internet, operadores de comércio eletrônico, feiras e outros eventos nos quais esse tipo de equipamento pode ser comercializado e utilizado. Em maio, a Agência realizou uma fiscalização nacional em 15 grandes distribuidores de produtos de telecomunicações em sete estados diferentes, lacrando e apreendendo um total de 25 mil produtos ilegais.
A Anatel lembra que equipamentos não homologados podem oferecer riscos ao usuário porque não passaram pelos devidos testes de segurança.