A Anatel divulgou hoje (08) que recebeu quase 1,5 milhão de relações de clientes contra operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura. A telefonia móvel foi o maior alvo de relações, concentrando 701,5 mil registros entre janeiro e junho deste ano. A operadora que mais recebeu reclamações foi a Tim , com 40% de todos os chamados abertos para telefonia móvel.
Vale destacar que a Tim não é a líder de mercado
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso quer dizer que a Tim recebeu 280,1 mil reclamações no primeiro semestre de 2018, contra 147,7 mil da Claro, 146,8 mil da Vivo e 94,1 mil da Oi. Vale destacar que a Tim não é a líder de mercado.
Segundo dados da agência reguladora dos serviços de telecomunicações no país divulgados na semana passada, a Vivo segue líder no mercado de telefonia móvel com uma larga vantagem sobre a sua concorrente mais próxima, a Claro. Enquanto a Vivo tem 32% de participação no mercado, com 75 milhões de clientes, a Claro fica com 25% e 59 milhões de usuários. A Tim, que por muitos anos foi a única grande concorrente da Vivo, agora está na terceira colocação com 24% de participação e 56 milhões de clientes. A Oi é a quarta maior operadora de telefonia móvel no Brasil, com 16% de participação no mercado e 38 milhões de clientes.
Fixo e TV
As operadoras de telefonia fixa receberam juntas 337,1 mil reclamações na Anatel nos primeiros seis meses deste ano, com a Oi (171,1 mil) disparada na frente da Vivo (111,4 mil) e da Net (41,1 mil). No caso das operadoras de TV por assinatura, a Sky e a Net aparecem empatadas no top das que mais recebem reclamações, com 70 mil registros cada. A terceira pior é a Claro (20 mil), seguida pela Vivo (17 mil) e a Oi (15,5 mil).
Fontes