A Microsoft prepara uma resposta para o mercadinho inteligente Amazon Go, afirma reportagem da agência Reuters. Segundo a publicação, a tecnologia desenvolvida pela companhia de Redmond é capaz de identificar os produtos colocados pelos clientes nos carrinhos, dispensando assim a presença de um trabalhador humano no caixa para realizar a cobrança pelos itens adquiridos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pessoas inteiradas do tema e consultadas pela reportagem afirmam que a ideia não é uma loja própria e, inclusive, a Microsoft já tem negociações em andamento com algumas empresas que poderiam usar a nova tecnologia. Uma delas seria o Wal-Mart, a maior rede varejista do mundo e que recentemente ganhou uma nova rival com a loja inteligente da Amazon.
O primeiro Amazon Go foi inaugurado em janeiro deste ano nos Estados Unidos e, para usufruir de seus benefícios tecnológicos, os consumidores precisam apenas cadastrar o seu smartphone quando entram no estabelecimento. Depois, câmeras e sensores são capazes de identificar tudo o que é colocado no carrinho e, quando o cliente vai embora, a cobrança é feita automaticamente no cartão de crédito cadastrado.
Amazon Go deve ganhar rivais em breve com o apoio da Microsoft.
Como tudo ainda não foi confirmado oficialmente pela MS, o tema deve ser tratado apenas no âmbito de especulação. Contudo, esse movimento é bastante plausível, afinal, além de se posicionar como parceria das empresas no que toca a disputa com a Amazon, a companhia reforça o seu próprio duelo com a empresa de Jeff Bezos no âmbito de negócios na nuvem.
Além disso, os rumores são bem robustos, digamos assim, e citam até mesmo dados como um grupo de 10 a 15 profissionais envolvidos na concepção do projeto, que já teria sido apresentado oficialmente ao presidente da Microsoft Satya Nadella. Sendo assim, quem sabe novidades sejam reveladas em breve ao grande público.