Ano passado, a Amazon lançou um serviço que deixava os entregadores entrarem na casa dos clientes para depositar os pacotes comprados on-line, mesmo quando não havia ninguém na residência. Era uma forma de evitar algo relativamente comum em alguns países, onde as entregas ficam encostadas na porta e podem ser roubadas com certa facilidade caso a casa não tenha câmeras.
Mas além de apresentar alguns problemas de segurança, muita gente pode não se sentir confortável dando acesso à porta de entrada para um completo estranho. A empresa parece ter percebido a situação, pois está lançando uma novidade para o Amazon Key que deixa os clientes receberem as compras dentro do carro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Funciona de forma bem semelhante ao modelo anterior, mas com um automóvel. O entregador da Amazon utiliza um aplicativo para destrancar o porta-malas do carro e deixa o pacote lá. Naturalmente, ele só funciona em modelos mais novos que podem ser abertos sem a necessidade de uma chave tradicional — a Amazon fez uma parceria com a General Motors e a Volvo para o lançamento.
Existem algumas limitações de tamanho e valor máximo do objeto — ele não pode custar mais de US$ 1.300 —, mas como nota o TechCrunch, a ideia é excelente para ser utilizada durante o horário comercial. Basta adicionar o seu trabalho como endereço de entrega que ela será feita no carro teoricamente deixado em um estacionamento próximo. Isso é possível porque o automóvel pode estar a até duas quadras do local apontado, cabendo ao entregador usar o GPS para encontrá-lo.
O aplicativo da Amazon envia notificações durante todas as etapas do processo, desde o momento no qual o entregador está chegando perto do seu veículo até ele ser trancado e a entrega concluída. Por enquanto, o Amazon Key está disponível apenas em algumas cidades dos EUA, sem previsão para ser lançado em outros países.
Fontes