O relatório Digital Statshot trouxe algumas novidades bem interessantes a respeito das ferramentas e serviços mais populares da web no mundo. Segundo revela o estudo, o Alibaba, grupo chinês dono do AliExpress, é mais popular do que a gigantesca Amazon, varejista fundada e presidida por Jeff Bezos.
Durante o último trimestre, o site de e-commerce Taobao.com, que também pertente ao grupo Alibaba, foi o 10º mais visitado em todo o mundo, uma posição à frente justamente do Amazon.com. O mais curioso aqui é que esses dados têm como fonte a Alexa, plataforma de inteligência e estatísticas da própria Amazon.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quando se fala em aplicativos de compra, o AliExpress foi o mais popular do mundo no período, único relacionado a compras a figurar entre os 10 mais baixados em todo o planeta segundo o App Annie, grupo responsável por avaliar a popularidade de aplicativos. O avanço do app chinês foi bem significativo: ele saltou 12 casas no ranking desde fevereiro de 2018.
Apesar do avanço de apps como AliExpress, os sites continuam sendo a principal porta de entrada para o comércio eletrônico: esse método foi utilizado por 90% das mulheres e por 91% dos homens, enquanto apenas 61% das mulheres e 59% fizeram o mesmo também usando um dispositivo móvel.
De qualquer maneira, a popularidade do comércio online fica evidente pela quantidade de pessoas com acesso à internet que ao menos visitaram uma loja virtual no período: 91%. Ao todo, 83% das pessoas procuraram algum produto para comprar pela internet e 73% de fato realizaram alguma compra. Além disso, 55% usaram um comparador de preço.
Confira aqui o relatório na íntegra.
Fontes
Categorias