A Tesla sofreu — e ainda sofre — muita resistência no setor e depois de um momento inicial de críticas, conseguiu ao longo dos anos mostrar que seus veículos podem ser competitivos e encontrar seu lugar no mercado. Contudo, a imagem da empresa foi manchada nesse início de ano, o que causa incertezas. Depois de apresentar números mais baixos na produção do Model 3, de ver o crédito para compra cair e de presenciar um acidente fatal envolvendo o Model X, o CEO da companhia, Elon Musk, decidiu agir.
Neste momento, entretanto, é melhor dividir e conquistar, então voltei a dormir na fábrica, diz Musk
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A partir de agora, Musk vai monitorar de perto a fabricação do Model 3 e substituir a liderança do vice-presidente de Engenharia, Doug Field. O executivo, que veio da Apple em 2013 e era uma grande aposta do CEO para entregar resultados ainda melhores, foi reposicionado para a equipe de Design, onde, segundo o chefe, ele pode utilizar melhor seus talentos.
“Há um ano, perguntei a Doug se ele poderia assumir tanto a engenharia quanto a produção. Ele concordou que a Tesla precisava da engenharia e da produção mais alinhadas, então não desenhamos carros que são muito difíceis de construir. Neste momento, entretanto, é melhor dividir e conquistar, então voltei a dormir na fábrica. Os negócios que envolvem veículos são um inferno…” Foi assim que Musk comentou a mudança no Twitter, lembrando também a postagem que fez quando promoveu Field.
About a year ago, I asked Doug to manage both engineering & production. He agreed that Tesla needed eng & prod better aligned, so we don’t design cars that are crazy hard to build. Right now, tho, better to divide & conquer, so I’m back to sleeping at factory. Car biz is hell …
— Elon Musk (@elonmusk) 2 de abril de 2018
Atualmente, a estimativa é de que sejam entregues 20% menos unidades de Model 3 do que havia sido traçado na última apresentação dos resultados trimestrais. A esperança era que uma nova frente de montagem na Gigafactory 1, em Nevada, superasse os gargalos e continuasse com os trabalhos no ritmo para alcançar as metas, o que não vem acontecendo.
Imagem do Model X destruído em recente acidente fatal com versão autônoma
Além dos atrasos na entrega, alguns proprietários de Model 3 se mostraram pouco entusiasmados com a qualidade dos componentes e com a adequação dos paineis na carroceria — questões que provavelmente devem ser resolvidas depois da compra dos veículos.
Fontes
Categorias