O banco Santander está enfrentando problemas em — aparentemente — todos os seus sistemas voltados para o consumidor final. Diversos usuários reportaram nas redes sociais não estarem conseguindo utilizar o app da instituição financeira desde a manhã de hoje (28), o que também estaria acontecendo com o internet banking do Santander para navegadores web desktop.
De acordo com a plataforma de monitoramento de problemas em grandes sites do mundo, o DownDetector, houve um pico de mais de 2 mil reportes só na tarde de hoje. As regiões mais afetadas estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará.
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Apesar de haver menções a problemas na rede do banco “no mundo inteiro”, o DownDetector mostra problemas apenas no Brasil.
Pedimos desculpas pelo ocorrido. Devido a uma oscilação, tivemos indisponibilidade em alguns de nossos serviços. Estamos trabalhando intensamente para regularizar a situação o mais rápido possível.
— Santander Brasil (@santander_br) 28 de fevereiro de 2018
O Santander admitiu a falha através de uma mensagem em sua conta oficial no Twitter, explicando que já está trabalhando para regularizar a situação. Contudo, não foram informados prazos para quando os clientes poderão retornar a fazer transações online.
Cartões também?
Por fim, há relatos de indisponibilidade para pagamentos via cartão de crédito e também de débito, o que deixa os clientes da instituição praticamente sem possibilidades para movimentação de suas contas, uma vez que agência e caixas eletrônicos também estariam sendo afetados.
Fontes