Se você usa a internet para acompanhar notícias relacionadas ao mundo da tecnologia, provavelmente já teve algum contato com informações sobre criptomoedas e hyperloop, o meio de transporte inovador e revolucionário concebido por Elon Musk. Apesar de tanto apelo, um nome histórico do mundo da tecnologia não é um grande fã de ambas as iniciativas — e estamos falando de ninguém menos do que Bill Gates.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O bilionário, filantropo e cocriador da Microsoft realizou ontem (27) a sexta edição de uma série de perguntas e respostas no Reddit. Lá, ele conversou com os participantes da plataforma sobre diversos temas, inclusive sobre as moedas virtuais e sobre o trem sem trilhos de Musk.
Sobre as criptomoedas, os grandes pontos criticados por Gates foram o anonimato e o seu caráter especulativo.
"A principal característica das criptomoedas é o anonimato. Eu não penso que isso seja uma coisa boa. A habilidade de o governo identificar lavagem de dinheiro, evasão fiscal e dinheiro de terrorismo é uma coisa boa", escreveu Bill Gates.
"Agora mesmo, as criptomoedas são usadas para comprar fentanil e outras drogas, então, elas são uma rara tecnologia que causa mortes de uma maneira bastante direta. Eu penso que a onda especulativa em torno das ICOs [ofertas iniciais de moeda] e das criptomoedas é um grande risco para quem se envolve", prosseguiu.
“Hyperloop não faz sentido”
Sobre o Hyperloop, Gates foi taxativo ao questionar a segurança da iniciativa de Elon Musk. Respondendo sobre o mercado de mobilidade urbana, ele defendeu os carros elétricos e autônomos.
“Penso que o mercado privado recompensa muito bem a inovação neste setor [de mobilidade urbana]. Acho que carros elétricos e autônomos serão coisas incríveis”, comentou. “Eu não tenho certeza de que o conceito do hyperloop faça sentido — torná-lo seguro é raro”, complementou Bill Gates.
Fontes
Categorias