A Nokia pode não ter voltado com toda aquela força que tinha tantos anos atrás. Mas isso não muda o fato de que ela está se saindo surpreendentemente bem. Prova disso é que, desde seu ressurgimento com uma ajudinha da HMD, a marca finlandesa passou a conquistar 1% de todo o mercado mobile.
Os números vêm de uma pesquisa feita pela Counterpoint Research. Estes, como você pode conferir na imagem abaixo (trazido pelo site NokiaMob), revelaram que a empresa conseguiu um crescimento surpreendente, indo de apenas 0,1 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2017 para 4,15 milhões no quarto trimestre. No total, foram 8,45 milhões de smartphones vendidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Obviamente, muitos devem pensar que isso ainda é uma parcela pequena. Mas vale notar que, segundo os dados da Counterpoint, a décima colocada na lista de marcas com mais vendas em 2017 – nada menos do que a Meizu – também tem 1% de presença no mercado.
Resumindo: a Nokia, pelo visto, está praticamente colada para voltar à disputa pelos smartphones. Talvez não, claro, com nomes como Apple, Samsung ou Huawei; ao menos não em um futuro tão próximo. Mesmo assim, considerando o crescimento que ela teve em um espaço de tempo tão curto, não dá para negar que a empresa teve um começo incrivelmente promissor.
Fontes
Categorias