A gente já contou aqui como a Nintendo surpreendeu todo mundo novamente em 2017. Daí que os relatórios financeiros foram divulgados e parece que a Big-N deu uma de Mario, comeu um mega cogumelo e pegou todas as moedas do mundo. Enquanto muita gente dizia que a centenária japonesa estava perto de um game over, o Nintendo Switch prova que a empresa está de volta ao topo.
Switch- show
A Nintendo lançou seu novo videogame em março. Em nove meses, o pequeno notável já bateu quase 15 milhões (14,86 mi para ser preciso) de unidades vendidas. Para ter uma perspectiva de quão rápido é isso, o console anterior da marca, o incompreendido Wii U só vendeu 13,5 milhões de unidades em cinco anos de vida. Eu disse, cinco anos versus nove fucking meses.
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Uma velha premissa do mercado foi comprovada pelo Switch: jogos bons vendem consoles. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, exclusivo da Ninty, foi eleito por várias publicações respeitáveis como o melhor game de 2017. E vendeu 6,7 milhões de cópias no Switch (+ 1 milhãozinho no Wii U). Mas o desafio não é só ter um ou outro game incrível, é entregar a mensagem e ter variedade também. Foram 52,57 milhões de games vendidos para a plataforma em 2018. Isso já mais da metade do que o Wii U vendeu de software em sua vida (101 milhões). Sem falar nas vendas de games para o portátil 3DS...
Nindies
Em um really smart move, a empresa recheou o ano com lançamentos exclusivos (pegou muita coisa boa não jogada no Wii U) ou games AAA de thirdparties – além de vários indies de responsa. Por falar em games independentes, vários desenvolvedores (1, 2) venderam muito mais seus jogos no Switch do que em outras plataformas (PS4, Xbox ou PC Master Race).
Outro exemplo dessa jogada da Nintendo é Mario Kart 8. O game foi uma das únicas coisas que “deu certo” no Wii U, vendeu 8,4 milhões em três anos e meio. A Nintendo deu uma recauchutada no game, reembalou e vendeu 7,33 milhões de Mario Kart 8 Deluxe no Switch. Ou seja, o port “Deluxe” deve bater as vendas do game original logo logo. Alguém no escritório de Kyoto da empresa deve estar fazendo Wahoo!
Jump Up, Super Star!
Fato: nenhum exclusivo vendeu tanto quanto Super Mario Odyssey. Sério, em dois meses, o bigodudo mais famoso do mundo dos games alcançou mais de 9 milhões de cópias. Levando em conta os número da plataforma, 61% dos donos de um Switch também tem a nova aventura do Mario. É de tirar o chapéu.
1 UP
Tem mais? Tem. A Nintendo também fez uma bela grana vendendo nostalgia. O Super NES Classic, uma versão miniatura do videogame que embalou a infância de muita gente vendeu 4 milhões de unidades em 2017. Cada um por USD 80 (se você conseguir encontrar). Faça as contas. Mentira, eu faço para vocês, 320 milhões de moedinhas douradas americanas.
Celular, papelão e futuro
Não temos maturidade para falar muitas vezes Nintendo Labo. Mas, basicamente, é uma série de brinquedos que você monta com papelão e que vão ser integrados ao Switch. Só o anúncio da parada – que chega em 20 de abril – fez as empresa se valorizar em 1,4 bilhão.
O que nos leva ao final boss dessa notícia, a estratégia da empresa para celulares ainda não vingou. Ao menos, não do jeito que a Nintendo quer. Super Mario Run e companhia vivem entre os mais baixados das lojas de apps, mas ainda precisam converter jogatina em dinheiro. Como a empresa vai fazer isso? Ela começou anunciando um Mario Kart Tour – aquele game singelo que vende até para geladeiras – para março de 2019.
A criatividade fez a Nintendo dar uma volta por cima bonito no último ano - e se demonstrar inventiva mais uma vez. Quem também merece uma menção honrosa nessa história toda é o falecido CEO da Big-N, Satoru Iwata que idealizou muita coisa que está no Switch. E os fãs de toda a comunidade de games só tem motivos para comemorar.
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Duplo Switch Carpado: como a Nintendo virou o jogo via The Brief
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