O CEO da Square — e também do Twitter—, Jack Dorsey, anunciou hoje que o seu app para transferir dinheiro entre usuários agora conta com uma nova função. O Cash App passou a permitir que usuários comprem e vendam Bitcoin de maneira praticamente instantânea dentro do app.
“Diferente de outros apps, a maioria das nossas transações acontece em segundos. Você pode inclusive gastar seu dinheiro a partir de um cartão de débito Visa gratuito”, disse Dorsey no site oficial do Cash App. A desenvolvedora da ferramenta, a Square, não deu detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta e, por isso, existem dúvidas sobre a legitimidade das transações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Instant buying (and selling, if you don’t want to hodl) of Bitcoin is now available to most Cash App customers. We support Bitcoin because we see it as a long-term path towards greater financial access for all. This is a small step.
— jack (@jack) 31 de janeiro de 2018
We also made this! https://t.co/z3u0liDNk4
A coisa parece “boa demais para ser verdade”, considerando que, atualmente, uma compra ou venda de Bitcoin pode demorar horas para ser completada por métodos tradicionais. Tanto é que, durante o mês de dezembro de 2017, quando a criptomoeda teve seu pico de valorização, as taxas de transação estavam altíssimas, e o procedimento chegava a durar praticamente um dia inteiro por conta do congestionamento.
Essas transações instantâneas do Cash App são uma novidade muito interessante e, aparentemente, esta é a primeira ferramenta a oferecer essa agilidade para a Bitcoin. Caso isso realmente funcione e se torne popular, a criptomoeda poderá finalmente se disseminar entre a população, algo que está demorando a acontecer por conta das complicações nas transações que existem basicamente desde concepção da criptomoeda. O Cash App, infelizmente, não está disponível no Brasil.
Fontes