No último dia 22, quatro pessoas armadas e encapuzadas invadiram uma residência em Moulsford, sul da Inglaterra, e obrigaram os seus moradores, um casal operador câmbio de bitcoin, a realizar a transferir pelo computador uma quantia das criptomoeda mais valiosas do mundo.
Acredita-se que este tenha sido o primeiro assalto em busca de bitcoins do Reino Unido. Vale lembrar que roubar bitcoins é uma prática relativamente “segura” porque o dinheiro não pode ser rastreado pelas autoridades. Isso também favorece a sua utilização para negócios ilegais, como pagamentos a mercenários e traficantes de drogas e de armas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O jornal Daily Mail, que fez uma reportagem sobre o assalto, não informou a quantidade de bitcoins roubadas pelos assaltantes. A polícia local suspeita de que os bandidos soubessem que o casal Amy Jay, de 31 anos, e Danny Aston, de 30, realizava operações com a criptomoeda.
Reino Unido tem seu primeiro caso conhecido de assalto em busca de bitcoins.
Durante o assalto, Jay foi amarrada e o filho do casal foi colocado do lado de fora da casa. Enquanto isso, Aston foi ameaçado com uma arma para realizar a transferência em bitcoin. Recentemente, uma casa de câmbio no Rio de Janeiro foi assaltada e os ladrões também buscavam por bitcoins, apesar de não terem tido sucesso em levar as criptomoedas.
Será que a prática se tornará cada vez mais comum?
Fontes