O Snapchat leva a sério essa parada de segredo. Para você ter uma ideia, a empresa tem um andar inteiro que é proibido para a maioria dos funcionários na sua sede em Nova York. Outra revelação do quão #TOPSECRET é a parada: os chefões ficam doidos após qualquer vazamento de novos recursos do aplicativo e alguns empregados só ficam sabendo das novidades no app via imprensa.
As informações foram reveladas em uma reportagem do The Daily Beast, que também traz dados interessantes sobre o aplicativo como, por exemplo, a razão para a preocupação da rede social em redesenhar seu aplicativo e sua urgência em levantar suas taxas de entrega em anúncios.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A paranoia é real
O vazamento ainda sinaliza uma enorme queda de estatísticas de uso do Snapchat. O mais preocupante é que o número de usuários que publicam Stories mostrou crescimento zero. Ah e o desempenho de crescimento total de usuários do Snapchat também manteve um ritmo bastante lento.
A paranoia até faz algum sentido, não é como se os recursos do app nunca tivessem sido copiados, né? Depois de um Q3 bastante ruim, a Snap Inc. compartilhou planos para um design “revolucionário” que estaria chegando para a rede social, ao mesmo tempo em que “pedia desculpas” pela navegação complicada.
No fim de novembro, a companhia revelou essa tal atualização. De acordo com as fontes do The Daily Beast, o CEO Evan Spiegel disse aos investidores que o novo design tinha objetivo de fazer o app mais fácil de usar e trazer novos usuários, apesar de todo aquele papo de revolução ter sido deixado um pouco de lado.
Empregados, parceiros e até os investidores são deixados “no escuro” sobre a performance das principais mudanças do novo app e é aí que o vazamento do site faz mais sentido. Hora do gráfico!
O Snap Map, por exemplo, chegou a alcançar 35 milhões de usuários, mas caiu para 20 milhões em pouco tempo:
Os posts de Story tiveram uma pequena queda de abril até setembro do ano passado:
Já as mensagens seguem como principal recurso do serviço. Os usuários compartilham, em média 34 mensagens por meio do app. E os Snaps diários têm um gráfico de crescimento bem honesto:
Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui
Fontes