A cidade de Chicago pode, em breve, ser uma das primeiras a ganhar um dos sistemas de túneis de Elon Musk. Isso porque o figurão acaba de anunciar, através do Twitter, que a The Boring Company está tentando dar início a um de seus projetos de loops de transporte – este ligando o centro da cidade ao Aeroporto O’Hare.
O anúncio veio pouco depois de o governo de Chicago anunciar que estava em busca de empresas interessadas em criar um sistema de trem expresso para ligar as duas áreas da cidade. A meta é ter uma opção mais rápida para os viajantes, que chegariam ao centro em apenas 20 minutos – e com um custo inferior do que transportes de táxi ou Uber, que chegam a custar US$ 60.
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Vale notar também que o projeto pode ser feito tanto na superfície quanto no subsolo. Não é preciso ser nenhum gênio para sabermos qual dos dois a The Boring Company deve escolher. Além disso, todo o financiamento, construção e operação do sistema ficaria a cargo deles.
The Boring Company will compete to fund, build & operate a high-speed Loop connecting Chicago O’Hare Airport to downtown https://t.co/bRqKpzSJjz
— Elon Musk (@elonmusk) 30 de novembro de 2017
“The Boring Company vai competir para financiar, construir e operar um Loop de alta velocidade conectando o Aeroporto O’Hare de Chicago ao centro”
Quais os planos da companhia para esse sistema de transporte? Bem, isso ainda é um mistério, já que a empresa não revelou nada oficial sobre o assunto e, até hoje, a The Boring Company não havia mostrado nada semelhante a um transporte público para grandes números de pessoas. Mas, quando questionado se eles usariam algo no estilo do “skate” mostrado em seus vídeos, Musk respondeu apenas “tipo isso”.
Disputa pelo túnel
Como no caso de toda a licitação, a The Boring Company terá que disputar diretamente com várias outras empresas para conseguir a chance de criar seus túneis. A parte mais complicada é que o projeto em si deve ser mais caro do que as opções na superfície – afinal, para compensar os custos mais altos de construir algo no subterrâneo, o preço do uso do transporte em si deve ser consideravelmente maior.
Por outro lado, outro fator sendo levado em consideração pelo governo da cidade é justamente a criação de algo que “minimize conflitos em potencial ou impactos em sistema de transporte existentes e ao ambiente”, o que pode colocar a The Boring Company em vantagem.
Seja como for, ainda há uma longa jornada até descobrirmos se Chicago vai ganhar ou não seu super túnel.