A MediaTek surpreendeu o mundo e anunciou nesta sexta-feira (17) a suspensão da fabricação de processadores de ponta, focando apenas no mercado intermediário. O anúncio foi feito por meio do diretor geral internacional de vendas da companhia, Finbarr Moynihan, em uma entrevista na qual ele afirma acreditar que o os processadores da sua empresa não estão no mesmo nível dos grandes nomes do mercado da atualidade.
“O chipset e o modem precisam estar aptos a atender as demandas de ponta para operadoras estadunidenses, europeias, chinesas, japonesas, coreanas, africanas e indianas, certo? Então, é preciso ter as mais recentes e modernas especificações de modem. O [processador MediaTek Helio] X30 provavelmente não está neste nível em termos de todos os requerimentos globais, mas nós sabíamos disso, correto?”, afirmou ao site Gearburn.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
MediaTek não se vê na condição de disputar mercado com os grandes nomes do setor e resolveu se afastar temporariamente do setor de chips mobile
Apesar de reconhecer os esforços para continuar evoluindo o seu produto e garantir que isso vai acontecer, Moynihan reconhece que “provavelmente não será nos próximos um ou dois anos”, o que causa certo desapontamento em um mercado cada vez mais restrito.
Vale lembrar que poucas empresas atualmente utilizam o processador da MediaTek em seus dispositivos de ponta — e Meizu, chinesa que atua no Brasil, é uma delas. No início do ano, a Xiaomi desistiu de usar o X30 e agravou a situação da MediaTek. Tudo Isso também justifica esse hiato pelo qual passará a fabricante de processadores a fim de, quem sabe, voltar daqui a pouco capaz de fazer frente a gigantes como Qualcomm, Samsung, Huwaei e Apple.
Fontes
Categorias