"O que fazer com os PCs e Macs antigos? Não tem mesmo jeito, a única solução é jogar fora?" A startup nova-iorquina Neverware mirou em grandes grupos de nichos obsoletos — como hospitais ou escolas cheios de máquinas velhas — e ofereceu a solução para essas questões: o CloudReady, um sistema operacional grátis baseado no Chrome. Alguns anos depois, eis que a ideia agrada a Google e a companhia anunciou uma injeção de verba para a expansão desse projeto.
Os valores não foram divulgados, mas analistas de mercado acreditam que a Gigante das Buscas tenha desembolsado algo em torno de US$ 6,5 milhões (quase R$ 25 milhões). “Com o suporte contínuo e aval da Google e outros investidores, estamos confiantes em nossa habilidade de trazer ao mercado um sistema operacional criado especificamente para organizações que estão entrando na era da computação em nuvem”, afirmou o CEO da Neverware, Andrew Bauer, ao Cision PR Newswire.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ou seja, a ideia da empresa é se aproximar de organizações que estão ficando para trás com suas tecnologias e reduzir o custo do gerenciamento de seus dispositivos para aumentar a produtividade e a segurança — sem necessariamente que haja comprar massiva de hardware.
Integração
Como o CloudReady é construído com a mesma tecnologia de código aberto que o Chrome as equipes de TI dos grupos interessados poderão aproveitar a integração com o ChromeEnterprise por meio do console de administração baseado na nuvem da Google, simplificando e unindo o gerenciamento remoto, mesmo dos mais distintos modelos de máquinas.
A Neverware iniciou sua caminhada em 2011 e desde 2015 vem levando o CloudReady para mais de mil colégios nos Estados Unidos e outros em 21 países, sempre com foco no reaproveitamento de equipamento que seria jogado no lixo.
Categorias