O Indiegogo, segunda plataforma de financiamento coletivo mais popular da web, anunciou hoje (19) o cancelamento da campanha de arrecadação do Frank Phone. O dispositivo era um smartphone Android bastante comum desenvolvido por uma empresa chinesa e anunciado pela startup canadense Frank como um produto de sua própria criação.
Na verdade, os “criadores” do Frank Phone nunca chegaram a afirmar com todas as letras que tinham desenvolvido o celular do zero, mas o material da campanha dava a entender com bastante clareza que esse era o caso. A situação ficou complicada depois que o AndroidPolice apontou várias características suspeitas da campanha, sendo a principal o fato de existir um smartphone praticamente idêntico ao Frank Phone no Alibaba sendo vendido em lote, ou seja, no atacado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Imagens divulgadas na campanha do Frank Phone no Indiegogo
Depois de muita polêmica, a startup admitiu que tinha comprado o aparelho desenvolvido por uma outra empresa e pedido apenas que ela alterasse algumas especificações do hardware para tornar o produto mais atraente para o público da América do Norte.
Inicialmente, a campanha de financiamento coletivo do Frank estava marcada para acontecer através do Kickstarter, mas parece que a plataforma não permitiu que isso fosse adiante. O Indiegogo foi a segunda opção, mas, cerca de duas semanas depois de ir ao ar, o projeto do Frank Phone foi cancelado. O Indiegogo afirma que os criadores infringiram seus termos de uso, mas não detalhou especificamente quais regras teriam sido quebradas.
Os usuários que tinham colaborado com a campanha serão reembolsados, e não há informações sobre a possibilidade de o tal smartphone voltar a ser financiado em alguma outra plataforma na web.
Fontes
Categorias