Depois de construir um verdadeiro império eletrônico, os rumores são de que a Alibaba está planejando expandir suas atividades para o reino físico também. Informações estão circulando de que a companhia está construindo um edifício de cinco andares próximo à sede da empresa em Hangzhou, na China, que se tornará um shopping center.
De acordo com a Caixin, a ideia é que o complexo, batizado de “More Mall”, tenha produtos de marcas da plataforma Taobao de e-commerce e novas tecnologias para o varejo, como espelhos para teste de maquiagens e provadores virtuais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Jack Ma, CEO da Alibaba
A Alibaba já vem flertando com uma empreitada fora da internet desde 2015, quando lançou o serviço Hema, que permite que clientes peçam produtos através de um app, e depois abrir lojas físicas do serviço – uma delas, inclusive, estará no More Mall.
O movimento da Alibaba é muito similar ao que a Amazon fez com a Whole Foods, ao buscar uma forma de integrar sua capacidade digital com interações físicas com os clientes, além de conseguir fazer tudo isso funcionar junto com sua estrutura logística robusta.
Se isso é uma resposta da chinesa a sua concorrente, não está claro ainda, mas o que se vê é que, cada vez mais, uma empresa está buscando atuar na região da outra: a Amazon expandiu recentemente o seu serviço Prime na China, enquanto a Alibaba levou seu sistema de pagamento móvel para os Estados Unidos.
Categorias