O Estado Islâmico possui representantes em diversos pontos do globo, e precisa, de alguma forma, repassar dinheiro para que essas pessoas possam realizar suas ações. Se uma informação divulgada pelo FBI for verdadeira, há chances de que um desses representantes possa ter usado o eBay e o PayPal para obter esses fundos.
De acordo com o FBI, Mohamed Elshinawy, que foi preso no ano passado em Maryland, vendeu algumas impressoras no eBay para receber esses pagamentos via PayPal. Aparentemente o montante obtido foi de US$ 8.700, incluindo aqui cinco pagamentos vindos diretamente de Siful Sujan, um dos oficiais de alta patente do Estado Islâmico.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao que tudo indica esse dinheiro foi utilizado par comprar um laptop, um celular e uma VPN para que Elshinawy pudesse manter contato com outros representantes do grupo. No momento, ele aguarda o julgamento que vai determinar se foi responsável por algum tipo de ataque terrorista nos Estados Unidos.
Com a palavra, as empresas
Evidentemente, as empresas mencionadas iriam se pronunciar sobre o assunto. Começando pelo eBay, a companhia mencionou ao site do The Wall Street Journal que “tem tolerância zero no que diz respeito a atividades criminosas que acontecem em sua loja”, além de ressaltar que está ajudando as autoridades nessa investigação.
Já o PayPal comentou que “investe bastante tempo e dinheiro no trabalho de prevenir ações terroristas... Estamos proativamente denunciando atividades suspeitas e respondendo rapidamente a pedidos de apoio de agências governamentais em suas investigações”.
Fontes