Um bocado de gente trabalha dia e noite para criar o próximo aplicativo da moda. Mas infelizmente não basta apenas desenvolver esta ideia e não seguir alguns passos importantes.
De acordo com a GMIC, que organiza uma das maiores feiras de inovação e tecnologia no mundo, o mais importante é ter uma estratégia sólida de marketing mobile. É apenas a partir daí que você será capaz de atrair mais usuários para começar a monetizar o app.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Importante saber que o mercado é competitivo, mas há espaço: em média, 80% do tempo das pessoas em geral é gasto com internet mobile, o que consolida esse mercado como um dos mais promissores hoje em dia.
Para se destacar em meio aos milhões de programas nas lojas virtuais, uma boa dica é ressaltar a razão do porquê as pessoas precisam baixar o seu aplicativo. Se for um programa completamente inútil ou com tempo de vida muito curto, não haverá motivo para a pessoa recomendá-lo para seu amigo.
É o caso, por exemplo, de algumas plataformas que nasceram dentro de alguma moda ou algum momento preciso: lembra quando os números de celulares ganharem um 9 a mais e alguns apps cresceram oferecendo a atualização dos contatos? Uma vez que o sujeito já usou o app e já ajeitou a agenda, não faz mais sentido para ele ter a plataforma no smartphone.
Ter um time de desenvolvedores competentes também é outro alicerce para se construir um projeto de sucesso. Há empreendedores que garantem: se você trabalha com tecnologia, não adianta terceirizar o serviço. O melhor é ter a equipe em casa e a postos para garantir que o aplicativo funcione sempre, além de desenvolver updates - tanto para melhorar a experiência do usuário quanto para engajá-los.
No raciocínio a longo prazo, o desenvolvedor de aplicativos precisa montar um plano de marketing contínuo. Divulgar o lançamento do seu programa é apenas o primeiro passo dessa caminhada. Por fim, mas não menos importante, crie um plano de monetização. Saiba como vai juntar a receita que será responsável por sustentar o aplicativo ao longo de sua vida útil. De nada vale lançar sua ideia, vê-la crescer e não saber como mantê-la ativa, não é?
Em setembro deste ano, a GMIC São Paulo irá realizar um evento para dar essas e muitas outras dicas sobre marketing em mobile. Programe-se para descobrir como tirar seu aplicativo do anonimato!
Serviço
GMIC São Paulo
Quando: 12 de setembro/2017
Onde: WTC Events Center - Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo/SP
Quanto: de R$ 160 a R$ 1800 (desconto de 20% exclusivo para leitores do Tecmundo)