Por muitos anos o Windows trouxe em seu Menu Iniciar a opção de mostrar todos os programa instalados na máquina num esquema em que bastava mover o mouse por cima de determinada pasta para visualizar subpastas e arquivos contidos nela.
Contudo, desde o Vista o Windows não apresenta aquela opção da mesma forma. Tudo bem que é bastante parecido e ao invés de mover o mouse é necessário clicar sobre a pasta para conhecer seu conteúdo.
Apesar disso, o problema é que ainda há usuários não acostumados aos sistemas operacionais mais recentes e, por causa disso, não conseguem encontrar facilmente os programas desejados.
Com o Windows 7 é possível alterar uma região específica do Menu Iniciar para torná-la apta a funcionar da mesma forma que a antiga função “Mostrar todos os programas”. Para isso, digite regedit no campo de pesquisa do Menu Iniciar.
Com o Editor de Registro aberto, procure a pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Shell Folders e clique duas vezes sobre “Favorites”.
Na pequena janela aberta, digite C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs dentro dela e selecione “OK”.
A seguir, avance até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders e selecione “Favorites” outra vez.
Novamente, digite C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs e clique em “OK”.
Então, clique com o botão direito sobre o símbolo do Menu Iniciar e selecione “Propriedades”.
Dentro da aba “Menu Iniciar”, selecione “Personalizar...”.
Finalmente, procure e marque a opção “Menu Favoritos”. Agora, clique em “OK” e reinicie o computador.
Quando voltar, procure a opção “Programas” dentro do Menu Iniciar e confira o resultado.
Pronto, agora você possui uma opção dentro do Menu Iniciar que imita perfeitamente a antiga “Mostrar todos os programas”, atualmente extinta – ao menos, em questões estéticas.
Categorias