(Fonte da imagem: Reprodução/RIANOVOSTI)
De acordo com o site RIANOVOSTI, a Roscosmos — Agência Espacial Federal Russa — anunciou que pretende enviar uma sonda espacial à Lua em 2015. Chamada de Lunar-Glob, a nave não tripulada será o primeiro de outros quatro veículos que devem ser enviados ao satélite, tendo como objetivo estabelecer uma base robótica russa na superfície lunar.
Segundo a publicação, a Lunar-Glob será seguida por outras duas sondas espaciais e dois veículos exploradores. A “frota” deverá realizar inúmeras medições e estudos para obtenção de dados, além de coletar amostras de poeira e rochas que, depois, serão enviadas à Terra para análise.
Depois, por volta do ano 2037, os russos esperam construir uma base robótica na Lua equipada com uma estação de energia solar, um satélite em órbita constante e um veículo explorador de longo alcance para a realização de pesquisas. O projeto russo de exploração existe desde os anos 90, mas uma série de problemas técnicos e crises no setor nos últimos anos acabaram por adiar os planos temporariamente.
Fontes
Categorias