(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Com base em dados obtidos pela sonda espacial Messenger, a NASA confirmou que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, conta com água em sua superfície. E não se trata de uma pequena quantidade.
Segundo a agência espacial, o planeta apresenta uma abundante quantidade de gelo e outros materiais voláteis congelados nas crateras polares. Apesar da proximidade com o Sol e das altas temperaturas registradas na superfície, as regiões polares de Mercúrio jamais são atingidas pelos raios solares graças à inclinação de seu eixo de rotação, que apresenta um ângulo de apenas 1 grau.
Água e matéria orgânica
O curioso é que, além da incrível confirmação de que existe água em Mercúrio, os cientistas da NASA também observaram que o gelo encontrado nas crateras polares está coberto por uma camada de um material mais escuro. Essa cobertura mantém o gelo em isolamento térmico e evita que ele se torne instável.
Contudo, o mais surpreendente é que a NASA acredita que essa camada mais escura seja uma complexa mistura de materiais orgânicos. Tais compostos seriam semelhantes aos que deram origem à vida aqui na Terra e provavelmente chegaram à superfície de Mercúrio graças à colisão de cometas e asteroides.
Fontes