(Fonte da imagem: Thinkstock)
Se você correr da chuva, será que vai acabar se molhando menos, mais ou tanto faz? Esta é uma daquelas questões que muitos de nós já discutiram inúmeras vezes e, inclusive, diversos estudos já tentaram solucionar. Entretanto, de acordo com a BBC, Franco Bocci, um físico da Universidade de Brescia, na Itália, decidiu pôr um fim a nesse mistério.
Embora as estimativas sejam um tanto quanto complicadas, levando em consideração algumas variáveis, como a velocidade e a direção do vento e o tamanho das gotas, segundo Bocci, de um modo geral, se você quiser se molhar menos, o melhor é correr o mais rápido que puder.
O físico considerou a relação entre a altura e a largura dos corpos — em outras palavras, se você é mais esbelto ou rechonchudo —, concluindo que quanto mais magro for um indivíduo, mais chances ele terá de correr mais depressa e fugir da chuva. Já os mais gordinhos, como geralmente não são tão rápidos e contam com mais volume corporal, o melhor mesmo é andar sempre com um guarda-chuva à mão.
Fontes: BBC e European Journal of Physics
Categorias