O pesquisador David Van Sickle, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, desenvolveu um inalador dosimetrado equipado com muito mais que um cilindro de metal com o medicamento antiasmático.
Batizada de Spiroscout, a nova “bombinha” conta com um dispositivo de posicionamento via satélite (GPS) e tem como objetivo observar não só quando, mas também onde, o medicamento é utilizado pelo paciente. Os dados são enviados à central de monitoramento sempre que uma conexão sem fio estiver disponível, já que o aparelho também está equipado com Wi-Fi.
Segundo o Dr. Van Sickle, os dois maiores benefícios para pacientes e pesquisadores são o maior controle sobre a rotina de uso do medicamento, que vai poder ser avaliada e ajustada com precisão. O segundo fica por conta do acúmulo de dados de diversos usuários, que poderão ser usados para o levantamento de estatísticas sobre a qualidade do ar em diversas áreas.
(Fonte da imagem: Physorg)
Experimentos com um produto similar já haviam sido feitos em 2009, pela empresa SiliconSky GPS, mas o aparelho precisava de uma caixa grande e desajeitada, acoplada ao inalador por um cabo. No Spirescout, todo o dispositivo de rastreamento e conectividade está em um pequeno plug, encaixando sobre o cilindro do medicamento, aumentando muito a praticidade em relação ao seu antecessor.
Categorias