O Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, formou uma parceria com a companhia de efeitos especiais Fractured FX para criar moldes realistas de estruturas do corpo humano. O objetivo é utilizar essas peças para treinar cirurgiões em um ambiente o mais próximo possível de uma sala de operações real, incluindo a sensação tátil que eles experimentam enquanto realizam um procedimento para salvar uma vida.
A empresa de efeitos é sediada em Santa Monica, na Califórnia, e fabrica peças que reproduzem partes da anatomia humana e outros tipos de objetos para diversos programas de TV como, por exemplo, American Horror Story e The Knick. Ela produz para o hospital diversas réplicas realistas de tecidos que pulsam e sangram, vasos sanguíneos, pulmões, corações, matéria encefálica, entre outras “partes do corpo”.
Os médicos então realizam simulações de cirurgia utilizando essas peças fabricadas e dão o feedback à equipe de efeitos especiais, indicando quando algo não se parece o suficiente com a sensação de um procedimento real. Essas orientações permitem aos criadores dos modelos anatômicos fazerem correções que ajudarão futuros cirurgiões a terem o máximo de segurança possível antes de realizar uma cirurgia em um paciente real.
A imagem da esquerda mostra uma cirurgia cerebral de verdade, enquanto a da direita revela um dos cérebros produzidos pela empresa Fractrured FX - Imagem: Boston Children's Hospital
Em breve o hospital pretende começar a treinar seus profissionais em outros tipos de cirurgia comumente realizadas em crianças, como a fissura labiopalatal (mais conhecida como lábio leporino), por exemplo. No futuro, o hospital quer oferecer comercialmente a outras instituições médicas os modelos produzidos por sua parceria com a Fractured FX, que continuará produzindo os materiais com uma precisão cada vez maior.
Você acredita que treinar em modelos é preparo suficiente para um cirurgião que precisa realizar procedimentos de vida ou morte? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias