iSample (Fonte da imagem: Nenoweblog)
Não se desespere, se você tem menos de 18 anos não será proibido de comprar chocolates. Mas um novo doce em testes de mercado cujo público-alvo é o consumidor adulto, infelizmente ficará fora do seu alcance.
E essa não é a principal novidade dessa notícia. Isso porque o destaque fica por conta da máquina utilizada para as vendas desse produto. Para selecionar quem compra ou não o novo doce, a Kraft Foods encontrou, em parceria com a Intel, uma maneira para lá de inteligente: a iSample.
A máquina se apresenta como um aparelho daqueles que justifica a palavra smart (esperto) por trás de seu nome. O eletrônico conta com sensores óticos posicionados de maneira que possam identificar a face de quem está realizando a compra.
Com isso, a iSample é capaz de reconhecer o formato de um rosto humano e por meio de cálculos de medidas aproximadas entre orelhas, boca nariz e olhos, ela é capaz de identificar se o comprador é um adulto, determinando ainda, a idade aproximada e se ele é homem ou mulher.
Já se for uma criança, a máquina não realiza a venda, pedindo gentilmente para que ela se afaste e dê o lugar para uma pessoa mais velha.
Tudo isso foi desenvolvido para que a Kraft consiga identificar quais são as preferências de compra de acordo com cada classe de consumidor e assim, possa oferecer de forma inteligente a alternativa de doce mais “correta”.
E para quem acha que se trata de algo demorado, o software realiza todo o processo de forma imediata e sem a utilização de fotos ou vídeos enviados para a nuvem. Dessa forma, não há nenhum tipo de invasão de privacidade para com os consumidores.