Android foi o alvo de praticamente todos os desenvolvedores de malwares para dispositivos móveis. (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
O Kaspersky Lab divulgou um relatório sobre seu monitoramento de ameaças do mundo virtual. Entre os dados, um número surpreendente é a fatia do total de malwares mobile que foram desenvolvidos para atacar smartphones Android. São cerca de 99% de todos os vírus detectados pela empresa feitos para smartphones e tablets.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os dados são referentes apenas ao primeiro trimestre do ano e todo esse cenário pode mudar com o lançamento de novidades no mercado ou o descobrimento de falhas de segurança em determinados sistemas operacionais. Ainda assim, fica mais evidente que utilizar um antivírus no smartphone também é necessário.
Dentre os malwares encontrados pela empresa, 63% deles tentam invadir o sistema de SMS dos aparelhos para tentar confirmar assinaturas de serviços e desviar dinheiro de clientes sem que a operadora desconfie.
Além da contagem, o Kaspersky Lab também rastreou a origem dessas ameças. 25% deles chegaram à internet pelo território dos EUA, 19% proveniente da Rússia e 14% da Holanda.
Fontes
Categorias