Você acompanhou o imenso sucesso de vendas do iPhone 4 nas edições anteriores do “Por dentro da maçã” e, mais recentemente, as reclamações quanto a sua funcionalidade. A atualização de firmware disponibilizada esta semana não resolveu o problema e a Apple convocou uma coletiva com a imprensa para tratar do problema, dando margem a muitas especulações.
O “Por dentro da maçã” desta semana traz ainda notícias sobre o lançamento do iPad 3G e do iPhone 4 no Brasil, rumores sobre uma nova família de iPads de dimensões reduzidas para a leitura digital e os projetos da Maçã para seu próprio Google Earth.
A conferência desta sexta-feira
Enquanto especialistas (ou pessimistas) previam que um recall era a única solução diante da calamidade, a conferência tratou a imperfeição de maneira muito mais simples. Claro que a quantidade de aparelhos vendidos é imensa e que isso resultaria em um prejuízo milionário para a Apple.
Basta a aplicação de um material isolante sobre a superfície da antena para resolver o problema. Diante disso, a empresa oferece uma capa de revestimento gratuita para qualquer usuário do iPhone 4. Quem não estiver satisfeito com a medida, pode ainda optar pelo reembolso do smartphone.
Fonte: Apple.com
Como o número de usuários que declararam sua insatisfação gira em torno de 0,55%, a maçã optou por uma solução simples. Muito do barulho que rondava o lançamento era fruto da mídia e da expectativa dos clientes por um produto perfeito. “Não somos perfeitos. Telefones não são perfeitos.” – desculpou-se Steve Jobs ao final da conferência.
Para o esclarecimento de dúvidas, dicas de uso e a comparação do problema do iPhone 4 com outros aparelhos, a Apple criou uma página com tudo a respeito da antena do aparelho.
Atualizações do sistema
A Apple disponibilizou esta semana as atualizações 3.2.1 e 4.0.1 para iPad e iPhone 4 respectivamente. Para o tablet, as correções melhoram a conectividade Wi-Fi, acabam com os problemas de congelamento na reprodução de vídeos e adicionam o Bing ao sistema de buscas ,entre outros implementos.
Já o smartphone corrigiu a calibragem do sistema que mede a qualidade do sinal do aparelho. Isto não resolve os problemas com a antena e tampouco educa o usuário a segurar o aparelho de maneira adequada, apenas exibe a receptividade real do telefone – antes mostrada acima do efetivo.
A atualização de ambos os aparelhos está disponível no iTunes: basta plugar seu iPhone ou iPad para que o aplicativo cuide do processo.
Não diga que não avisei!
Segundo o Bloomberg, Steve Jobs já havia sido informado por um engenheiro da companhia que a antena poderia causar problemas no equipamento. Ruben Caballero, especializado em antenas, havia detectado a possível falha no smartphone ainda no ano passado.
Fonte: Greg Kumparak
Como de praxe, Steve Jobs nada comentou sobre o assunto, reservando todos os comunicados para a conferência marcada para esta sexta-feira, às 14 horas de Brasília. Até o momento, o único reconhecimento da Maçã quanto aos episódios que marcam a estreia do iPhone 4 diz respeito ao sistema de calibragem do sinal (corrigido na atualização acima).
Gênio tecnológico
O título atribuído ao criador da Maçã não é nenhum eufemismo por parte do Baixaki. O executivo ocupa a primeira posição no ranking da revista Fortune para os “homens mais espertos da tecnologia”. Para a revista, as qualidades inteligência e capacidade de causar impacto são as principais características do adjetivo “esperto”.
Fonte: Wikipedia
Outras qualidades publicadas sobre Jobs são “visionário” e “showman”. O vice-presidente de design industrial da empresa, Jonathan Ive, também foi elogiado pela revista Forbes: o responsável pelo desenho do iPad e do iPhone foi escolhido como o “designer mais esperto”.
A oportunidade da Microsoft
“O iPhone 4 pode ser o Windows Vista da Apple”, afirma Kevin Turner - porta-voz da Microsoft. Embora resolvidos, os problemas relatados pelos usuários do Windows Vista denegriram a imagem do sistema operacional. A empresa de Bill Gates encara como positivas as dificuldades enfrentadas pelo smartphone da Apple.
Diante do lançamento do Windows Phone 7, isso poderia colaborar com a empresa que nunca se destacou no ramo dos portáteis. Turner afirma que uma das certezas do novo sistema é que seus usuários não precisam se preocupar com a forma com que seguram o aparelho durante as ligações.
O melhor da atualidade, mas não recomendo!
A última crítica sobre o smartphone da Apple veio da Consumer Reports. Após testar o aparelho e comprovar o problema da queda de sinal, o serviço não recomenda o aparelho aos compradores. Também concluiu que a operadora norte-americana AT&T não é a principal culpada, como apontado por outras fontes.
Fonte: Apple.com
A parte controversa é que a Consumer Reports também indicou o gadget como o melhor smartphone da atualidade. Além dos quesitos telefônicos, foram avaliados quesitos como tela, navegação, recursos multimídia e durabilidade da bateria. Como levou a melhor na pontuação final, o aparelho não recomendado foi eleito o melhor do segmento. Irônico, não?
Novos comerciais focam no FaceTime
Deixando a polêmica um pouco de lado, novos comerciais do iPhone foram divulgados. A exemplo do vídeo que você conferiu na 18ª edição do “Por dentro da maçã”, a publicidade do produto continua focando o recurso FaceTime - solução de videochamadas pela internet.
Conheça-a:
Corte de cabelo:
Sorria:
A grande novidade:
FaceTime para todos
Não é difícil deduzir que o FaceTime é uma das maiores apostas da maçã para a nova geração de smartphones. O recurso é tentador, mas, até então era considerado uma exclusividade dos usuários do iPhone 4.
Ouvem-se fortes rumores que a Apple pretende ampliar a rede de videochamadas para todos seus usuários através das contas de email, mais precisamente do Apple ID. Assim, o recurso estará disponível para versões anteriores do smartphone, iPod Touch, iPad e mesmo para computadores Mac.
Nova linha de iPads pode estar a caminho
Rumores ainda não confirmados reportam a chegada de uma nova linha de iPads menores ainda para este ano. Além do tradicional modelo com 9,7” de tela, seriam lançadas versões com 7” e 5,6”. Acredita-se que as versões compactas se destinariam à leitura digital (e-readers).
Fonte: Wikipedia
Ouve-se falar que os novos tablets contariam com tela OLED, aquelas extremamente finas e flexíveis. Mas a grande pergunta que surge é: sem as funções telefônicas do iPhone e com as dimensões de um iPod Touch, o que diferenciaria o produto do player portátil da Apple?
iPad 3G e iPhone 4 no Brasil ainda este ano
A chegada do tablet com internet móvel ao território nacional foi confirmada para outubro. Segundo o presidente da Claro, João Cox, nenhuma operadora terá privilégio para estrear o aparelho antes das demais. “As vendas do iPad 3G vão começar ao mesmo tempo para todas as empresas, no quarto trimestre deste ano”, afirmou Cox.
O mesmo critério de não exclusividade foi mantido para o início das vendas do iPhone 4 no Brasil. O smartphone deve chegar às teleoperadoras no terceiro trimestre do ano, provavelmente em setembro.
Nada de Blu-ray?
A Blu-ray Disc Association comenta a opinião de Steve Jobs em relação às mídias de alta capacidade. Bem ao contrário do incentivo recebido pelo console Playstation 3 da Sony, a Maçã declara que os drives de Blu-ray não são necessários diante da conveniência dos conteúdos web.
A associação foi bastante clara ao defender que a mídia está longe de representar um fracasso e comparou o ritmo crescente do formato com mídias anteriores. Ainda, afirmou que, até o final do ano, o Blu-ray estará em 18 milhões de casas só nos Estados Unidos e que não é desta vez que a internet vai derrotar as mídias óticas.
iPhone 4 desbloqueado
Um membro do iPhone Dev Team publicou uma foto do novo smartphone da Apple usando uma rede de telefonia canadense. A demora em se o obter o jailbreak para o aparelho se deve aos ajustes feitos para o novo sistema para iOS 4. O grupo ainda não liberou as ferramentas para o público, pois aguardam as mudanças do novo firmware.
Enquanto isso, George “GeoHot” Hotz – famoso pelos serviços de jailbreak nos smartphones da Maçã – declarou o fim de suas atividades. Através de seu blog pessoal e dos perfis no Twitter, o hacker declarou que o desbloqueio de aparelhos não passava de um hobby e que fora um erro publicar uma foto falsa de um iPhone 4 desbloqueado.
As extensões do Safari 5 estão chegando
A exemplo da iniciativa do Firefox, o suporte para extensões baseadas em padrões abertos da web foi anunciado para a quinta versão do navegador da Apple. Nesta terça-feira, desenvolvedores cadastrados receberam um email da Maçã alertando-os do iminente lançamento das extensões para o Safari 5.
As extensões já podem ser enviadas para a equipe técnica do browser e alguns usuários já testam algumas criadas por alguns usuários, mas tudo continua informal. Divulgar seu trabalho na Safari Extensions Gallery não parece uma má ideia.
Firefox sincronizado
E já que o assunto são navegadores, a raposa está a um passo de abocanhar a Maçã. Foi disponibilizado na Apple Store o Firefox Home, uma espécie de sincronizador de dados entre seu desktop e seu iPhone. Claro que seu desenvolvimento é completamente livre!
Será muito interessante contar com uma navegação compartilhada entre o desktop e o smartphone, mas enquanto o navegador não sai do papel, sua função é bastante limitada.
A Maçã prepara seu próprio Google Earth
Por que se envolver com as burocracias de compatibilidade entre softwares e licenças se a Apple pode desenvolver seu próprio aplicativo de exploração do globo terrestre? Isso mesmo, a firma canadense de softwares interativos 3D Poly9 acaba de ser comprada pela empresa de Steve Jobs.
Fonte: Poly9
Isso clareou a decisão da Maçã de adquirir os direitos da companhia de mapeamento Placebase. Aliados, o potencial tecnológico das duas empresas dá à Apple os alicerces para o desenvolvimento de um serviço similar ao do Google Maps. A exemplo de um dos projetos da Poly9, o aplicativo Globe consome apenas 303 KB, rodando facilmente em qualquer plataforma.
Essas foram só algumas das notícias da Apple desta semana. Aguarde novidades sobre a conferência na tarde desta sexta-feira. Esperamos que as dificuldades com o iPhone 4 sejam resolvidas sem que isso comprometa a imagem da Maçã. Não perca a próxima edição do “Por dentro da maçã” na semana que vem.