Em janeiro anunciamos que a Microsoft havia estabelecido um acordo com a operadora Claro para disponibilizar aos clientes desta última a compra de aplicativos através da utilização dos créditos pré-pagos adicionados à linha. No entanto, há cerca de dez dias essa solução havia sido suspensa sem nenhum tipo de aviso prévio.
O motivo para isso teria sido um conflito de interesse entre as duas companhias, e de acordo com um tweet do Lumia Suporte, a decisão de encerrar a parceria teria partido da Claro. A operadora possivelmente não estava lucrando tanto quanto gostaria com a ideia, mas agora o problema parece ter sido resolvido e a compra de apps com crédito já foi reestabelecida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Não há maiores informações a respeito do que mudou no acordo entre as duas empresas. No entanto, para o usuário a forma de realização dos pagamentos foi alterada, já que agora o dispositivo que for utilizado para a compra deve estar necessariamente configurado para a região do Brasil. Além disso, a aquisição do aplicativo precisa ser feita obrigatoriamente através da conexão de dados da operadora, mesmo que o download posteriormente seja realizado através de uma rede Wi-Fi.
Com as mudanças, o usuário se vê obrigado a utilizar a rede móvel da companhia para adquirir os apps que desejar, em vez de adicionar créditos apenas para não precisar usar um cartão de crédito na hora de adquirir conteúdos. Contudo, essa forma de pagamento não serve para a compra de filmes, músicas ou livros digitais, apenas aplicativos. É possível que isso mude no futuro, mas nenhuma das companhias se manifestou a esse respeito.
Quais formas de pagamento você utiliza na hora de comprar aplicativos? Comente no Fórum do TecMundo