Se você gosta de viajar pelo mundo ou se vive em uma cidade que costuma receber muitos turistas estrangeiros, então sabe como é difícil superar as barreiras dos diferentes idiomas para poder curtir destinos novos sem sofrer muito. A tecnologia vem melhorando bastante e ajudando cada vez mais as pessoas a fazer traduções na hora, mas ainda há muita dependência da conexão com a internet e dificuldades de compreensão. Agora, o diminuto aparelho ili propõe uma solução tão fácil que parece até de mentirinha.
O dispositivo é definido pelos seus criadores como um tradutor vestível, capaz de ser levado com você para qualquer lugar e de traduzir suas frases para outros idiomas de forma instantânea, sem necessidade de conexão com a internet. Basta ligar o aparelho, pressionar o botão central enquanto fala no próprio idioma e soltar para que o dispositivo faça a tradução para a língua desejada em apenas 0,2 segundo. Confira o vídeo a seguir:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo os criadores, o ili conta com um processador avançado em seu interior e vem carregado com uma biblioteca de frases frequentemente utilizadas por viajantes, palavras associadas a lugares específicos e “modas” atuais, o que ajuda a minimizar erros de tradução. A proposta do aparelho indica que ele poderá ser utilizado para trocas entre vários idiomas distintos, mas até o momento as demonstrações nos vídeos se limitaram a traduções entre inglês e japonês.
O ili pode até parecer coisa de um futuro ainda relativamente distante, mas o fato é que o dispositivo já existe e foi até selecionado como o aparelho de tradução oficial para turistas japoneses no Havaí – um dos destinos internacionais favoritos dos nipônicos. Além disso, o dispositivo será oferecido para 100 empresas fazerem testes nos Estados Unidos já em junho deste ano. Confira mais detalhes da tecnologia no vídeo a seguir:
E aí, o que achou da novidade? Ansioso para ver se ela realmente funciona tão bem na prática quanto os vídeos sugerem? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo.
Fontes
Categorias