Com planos de fortalecer ainda mais as relações com os clientes e demonstrar de uma forma mais envolvente as suas tecnologias atuais e para o futuro, a LG inaugurou na manhã desta quinta-feira (12) um novo espaço em sua sede localizada em São Paulo. Assim, o TecMundo fez uma visita ao escritório para conferir a estreia oficial do showroom de B2B da empresa, que conta com nada menos que 13 produtos que podem ser testados e experimentados livremente por consumidores e parceiros em potencial da sul-coreana no segmento.
Antes de fazermos um tour pelo salão repleto de equipamentos, Rodrigo Fiani, diretor de vendas dos produtos de informática e B2B da LG, fez uma breve introdução sobre a inauguração do local e deu uma palhinha dos planos da companhia com essa empreitada. Durante a apresentação, por exemplo, ele explicou que a razão de grande parte dos itens em exposição ali serem do setor de commercial display se dá por um motivo simples: esse mercado está em constante expansão lá fora e tem expectativas muito altas aqui no país.
Segundo Fiani, o fato de a perspectiva de crescimento chegar a 17,4% ao ano nesse segmento, aliado a uma presença muito forte da LG nessa área, fez com que a empresa resolvesse verticalizar ainda mais seus negócios para apresentar soluções sob medida para o público. Assim, a ideia do showroom é permitir que o cliente possa ter uma noção maior de como funcionam os aparelhos da marca e como eles podem ser utilizados em seus empreendimentos. “É um ambiente que age como uma extensão do escritório”, define.
Para mostrar o poderio de suas soluções, a companhia escolheu a dedo aparelhos que podem ser facilmente utilizados em empreendimentos de diversos setores, como varejo, corporativo, saúde, transportes, educação e tantos outros. Além da qualidade característica das TVs, monitores e telas interativas da fabricante, a flexibilidade para projetos específicos com esses equipamentos fica garantida com o uso de uma versão especial do webOS, chamada Smart Signage – capaz de dar suporte a todo tipo de customização para gadgets inteligentes.
Tecnologia aplicada em usos reais
Na sequência, foi a vez de Alexandre Fontes, especialista em produtos B2B da LG, discorrer um pouco sobre os astros do showroom, dando uma visão geral deles e dando demonstrações da maioria dos hardwares. De acordo com o executivo, o que mudou na estratégia do braço brasileiro da sul-coreana de 2014 para 2015 – e 2016 – foi a decisão por investir em experiências mais aprimoradas para os consumidores, com a oferta de displays ainda mais ousados e com uma plataforma renovada e muito mais robusta.
O primeiro passo nesse sentido foi o anúncio de novos produtos para linhas tradicionais do setor, trazendo monitores que, além de serem maiores que seus antecessores, ostentam resolução superior, imagens mais vivas, bordas mais finas e tempo de operação contínuo em um novo patamar. Basicamente, isso significa que alguns dos video walls passaram de 47 para 55 polegadas – com opções Ultra HD – e os itens stand alone ficaram consideravelmente mais chamativos, virtualmente sem arestas externas.
Enquanto isso, os chamados produtos-conceito, fabricados para abranger todo tipo de situação, mostram o que é possível fazer com displays inteligentes e uma boa dose de engenharia: são telas dos tipos ultra stretch, grande formato, espelho, transparente e outdoor, cada uma com suas próprias finalidades. De acordo com o especialista, grande parte desses aparelhos são desenvolvidos a partir de um feedback dos próprios parceiros da empresa, que pedem telas grandes, com alta qualidade e, claro, com facilidade de gerenciamento.
Esse último elemento, aliás, explica a atualização de praticamente todos os produtos para a versão 2.0 do webOS for Signage. Baseada em HTML5, a plataforma facilita bastante o trabalho dos desenvolvedores, já que o sistema é relativamente simples e integrado ao mercado de aplicativos para o setor de Internet das Coisas. “A LG fornece o SDK de forma gratuita, mas cabe ao cliente criar ou encomendar os apps que mais se adequem às suas necessidades”, informou o profissional durante entrevista para o TecMundo.
Universo de telas
No tour pelo local, Fontes fez um apanhado geral do showroom, mostrando a influência que recursos como 4K, multi-touch avançado, transparência e cascateamento de dispositivos faz uma diferença real para parceiros e seus clientes. Um video wall no estilo 2x2, por exemplo, com quatro display unidos para funcionarem como um único equipamento, mostra que a instalação simplificada do hardware é essencial. Em vez de exigir quatro cabos de rede para receber dados, o kit funciona tranquilamente com um plug que distribui todas as informações.
Entre as novidades, também há monitores que podem ser adicionados a estabelecimentos e passam anúncios ou qualquer outro conteúdo que o dono do local quiser. Notícia velha? Nada disso, já que essa edição atualizada do item fornece conexão WiFi para os clientes da loja, detecta dispositivos mobile através de um beacon Bluetooth integrado e, de quebra, pode fazer ofertas exclusivas para o consumidor conectado. Uma mesa digital interativa e um display espelhado para vestiários dão ideia do potencial dessas tecnologias nos negócios.
Os destaques do espaço inaugurado na sede da LG, porém, fica por conta de aparelhos com diferenciais, digamos, marcantes. O Monitor Transparente de 49 (49WFB) ou 55 polegadas (55WFB) é uma dessas peças, podendo ser integrada a portas de refrigeradores em bares e restaurantes. Isso faz com que a janela da geladeira continue translúcida, mas, ao mesmo tempo, consiga exigir vídeos, propagandas e outros conteúdos. Um sensor de proximidade acende as luzes internas para que o público possa ver o material dentro do eletrodoméstico.
Outro integrante do grupo é o Clover (VH7B) de 55 polegadas, um video wall com apenas 0,9 milímetro de borda, que basicamente torna o produto uma tela gigante e sem interferências visuais. Não é o bastante para impressionar? Ok, então o monstruoso monitor premium Ultra HD (98LS95A) deve ser o suficiente para despertar a atenção não só de profissionais do mercado como aficionados por filmes e games, exibindo conteúdo 4K em uma telinha “humilde” de 98 polegadas. Consegue imaginar uma sessão cinema nele? Confira abaixo as configurações desses destaques do segmento:
Especificações Técnicas
Monitor Transparente de 49” 55” (WFB)
- Painel IPS
- Resolução Full HD (1920x1080)
- Alto contraste
- Modo Paisagem ou Retrato
- Transparência de 10%
- Gama de Cor de 72%
- Operação 24 horas / 7 dias por semana
- Open Frame
Monitor profissional Clover 55” (VH7B)
- Estilo video wall
- Painel IPS
- Resolução Ultra HD (3840x2160)
- Bordas ultrafinas (0,9 milímetro)
- Brilho de 700 cd/m² (55”)
- Modo retrato e paisagem
- Modo de operação 24/7
- Plataforma WebOS
- SoC embarcado
Monitor Premium Ultra HD de 98” (98LS95A)
- Painel IPS
- Resolução Ultra HD (3840x2160)
- Plataforma webOS
- Brilho de 500 cd/m²
- Modo Paisagem ou Retrato
- SoC embarcado
- DP1.2 Daisy-Chain
Mais novidades no futuro
Por ser um espaço dedicado à demonstração dos produtos, a LG preferiu não falar dos valores de cada um dos itens. Ainda assim, Fontes explicou que, fora os displays que só chegam em 2016, tudo que está em exposição pode ser adquirido através de revendedores da marca, com opções para instalação assistida e treinamento no uso do aparelho – dependendo de onde for feita a compra. Posteriormente, o showroom deve receber uma seção adicional, dedicada apenas às linhas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos da empresa.
Sabia que a LG fabrica monitores nos mais variados formatos e tamanhos? Comente sobre o assunto no Fórum do TecMundo!
Fontes
Categorias