(Fonte da imagem: iStock)
Um novo tipo de laser pode ser a solução para aumentar consideravelmente a velocidade de nossa internet. Criado por pesquisadores da CalTech, a tecnologia teria como principal destaque a capacidade de gerar uma luz mais “limpa”, com uma maior pureza espectral.
E no que isso ajudaria na conexão de internet? O motivo está no fato de que um laser puro consegue chegar mais perto de operar em uma única frequência de ondas: quanto menor a variação nessa frequência, mais informação o laser é capaz de carregar. Logo, utilizar esse novo laser no lugar da tecnologia que vem sendo usada nas nossas redes de fibra óptica pelos últimos 40 anos pode acelerar consideravelmente o desempenho da troca de dados.
Mas em quanto seria essa melhoria na conexão? Infelizmente, os dados publicados no site PNAS não revelaram números nesse quesito. Considerando que o laser da CalTech trabalha em uma largura de onda 20 vezes menor que o sistema utilizado atualmente, podemos esperar um aumento considerável – lembrando, é claro, que esse não é o único fator que influencia na velocidade de nossa internet.
Fontes
Categorias