Você não aguenta mais as aulas de Geografia com aquele professor conservador, que só usa o quadro-negro para escrever ou desenhar imagens abstratas de mapas e montanhas? Os alunos da University of West Bohemia, na República Tcheca, estavam cansados disso – e inventaram uma nova maneira de ensinar essa e outras disciplinas.
De acordo com o Smart Mania, eles utilizaram um projetor, um Kinect, um computador e uma caixa cheia de areia para criar uma brincadeira bastante educativa na área de topografia, o estudo dos terrenos e acidentes geográficos.
O funcionamento é simples: basta construir montanhas ou depressões para que o sistema dê uma cor para cada parte do “mapa”, de acordo com a altitude. Os picos têm um tom escuro de verde, enquanto as partes mais baixas dos morros e as superfícies são mais claras.
Até os rios ganham um tom azulado, que é inserido imediatamente após as modificações. Apesar de ser um sistema exclusivo e um hack feito pelos alunos, já dá para ter uma ideia de algumas possibilidades para o Kinect nos computadores.
Categorias