Segundo dados levantados pelas empresas americanas de pesquisa Newzoo e Octoly, dentre os 20 jogos mais procurados por fãs no YouTube em fevereiro, Minecraft foi o líder absoluto de visualizações. Dividindo o número de page views entre todos os games da lista, o título da Mojang angariou 40% do total, com 4,3 bilhões de vídeos assistidos.
Em segundo lugar vem GTA V, que conseguiu apenas um quarto do público que o jogo de blocos alcançou, com pouco mais de um bilhão de visualizações e um percentual de 10% de toda a audiência entre os games do top 20.
A Octoly, que há pouco tempo divulgou ter expandido significativamente o seu algoritmo de análise de dados, revelou que graças a isso conseguiu também contabilizar dados de títulos menores, que não haviam aparecido até então nas pesquisas.
Como resultado, o terceiro lugar no ranking vai para Five Nights at Freddy’s, com 954 milhões de acessos. Outros games que apareceram pela primeira vez na lista graças ao novo algoritmo da empresa de pesquisa foram o sandbox Garry’s Mod e o MMORPG RuneScape.
A ascensão dos mobile
A Newzoo chamou atenção para o fato de apenas dois títulos mobile terem entrado na lista de fevereiro: Angry Birds, na oitava colocação, e Clash of Clans, na nona. Em compensação, eles estão muito a frente de outras franquias renomadas como Destiny, Assassin’s Creed e The Elder Scrolls, por exemplo.
A empresa especula que a ausência de outros jogos de plataformas móveis na relação seja causada pela dificuldade de se capturar imagens diretamente desse tipo de dispositivos. A gravação de conteúdo de consoles de mesa e computadores é muito mais simples devido à quantidade de softwares disponíveis para esse fim. No entanto, isso deve mudar em breve, uma vez que ferramentas voltadas para o registro e streaming de games em aparelhos mobile começarem a se proliferar no mercado.
Confira abaixo a lista completa, com o nome dos jogos, quantidade de visualizações e porcentagem de page views de cada um.
Via BJ
Categorias