Um estudo conduzido pela Universidade de Ryerson (Toronto, Canadá) sugere que adolescentes de bom-humor e que jogam video games tendem a comer menos. A constatação foi feita por Nick Bellissimo, professor de nutrição do centro de pesquisas canadense. De acordo com a pesquisa, garotos que gastam meia hora junto a plataformas de entretenimento podem consumir até 50 calorias a menos do que aqueles que jogam coisa alguma.
Os testes foram realizados com dois grupos de garotos entre as idades de 9 e 14 anos; todos eles, importante dizer, estavam dentro dos padrões do que se considera saudável. Depois de jogar Angry Birds por 30 minutos e então se sujeitar a uma refeição, a equipe de gamers comeu menos quando comparada ao grupo que não disparou pássaros furiosos em telas touch. “A descoberta é que menos energia será gasta por pessoas que jogam antes de refeições”, diz Bellissimo.
A intenção do estudo desenvolvido é acalorar as discussões sobre “as horas que jovens gastam em frente às telas”. Também conforme constatado pelo pesquisador, quem chegou mais feliz à sessão de testes e estava de bom-humor comeu menos após jogar Angry Birds (outros títulos, vale mencionar, são aparentemente capazes de gerar efeitos semelhantes). “Se você está de bom-humor e/ou joga video games, parece que o consumo exagerado de comida é evitado”, ressalta também Bellissimo.
Os experimentos executados pelo estudioso fazem parte de uma série de pesquisas que colocam em xeque os hábitos alimentares de jovens e os efeitos gerados pelas horas gastas em frente à tela. Futuramente, Bellissimo pretende abordar “jogos mais animados, que podem desencadear um espectro mais amplo de emoções” para analisar quais impactos estes gêneros de games são capazes de gerar.
Fontes
Categorias