Não há dúvidas de que o Kickstarter ajudou muitos desenvolvedores. Basta lembrar que já vimos a comunidade oferecer apoio a vários projetos, como o Oculus Rift, o Ouya e Mighty No. 9, apenas para citar alguns exemplos. Se olharmos para trás, 2013 foi um bom ano para aqueles que buscaram apoio no site, mas o mesmo não pode ser dito de 2014.
A estimativa foi feita baseada em um estudo conduzido pela ICO Partners. Tendo como base o que foi arrecadado na primeira metade deste ano e projetando um valor para os meses que estão por vir, houve a menção de que neste ano veremos pouco mais de US$ 27 milhões em projetos relacionados a games, enquanto em 2013 esse montante foi de quase US$ 58 milhões. Além disso, há a previsão de que apenas 350 ideias batam suas metas (contra 446 no ano anterior).
Outro dado mencionado é que, no ano passado, mais de 21 títulos ultrapassaram a marca de US$ 500 mil, enquanto neste apenas três conseguiram este feito: Amplitude HD, Unsung Story e Kingdom Come: Deliverance.
Acesso antecipado
Se você joga no computador, certamente conhece o Steam e o seu sistema de acesso antecipado. E de acordo com Thomas Bidaux, analsita da ICO Partners, ele pode ser um dos grandes competidores do Kickstarter atualmente.
“A maioria dos projetos de jogos no Kickstarter é para PC, e quando você analisa todo o esforço necessário para ter sucesso com um projeto no site, compare isso com a facilidade de lançar um game com acesso antecipado e com o fato de que isso não termina em um mês. Suspeito que vários games que são sucesso no acesso antecipado pularam a fase de crowdfunding para ir diretamente para o estágio Alpha. E não posso culpá-los: essa também é uma grande oportunidade para os desenvolvedores”, explicou Bidaux.
Fontes
Categorias