A França é um dos países mais ativos na produção mundial de games, sendo a sede de gigantes como a Ubisoft e até alguns dos mais populares estúdios independentes como o Arkane (de Dishonored). Uma das produções mais recentes da terra de Molière é um jogo chamado “A Blind Legend” (Uma Lenda Cega), finalmente lançado após uma campanha de arrecadação por crowdfunding que obteve 40 mil euros (cerca de R$ 120 mil) em doações.
O game desenvolvido para deficientes visuais pode ser rodado em computadores ou dispositivos móveis, e, como era de se esperar, não apresenta nenhum gráfico. Para progredir neste título o jogador vai utilizar apenas sua a audição, compondo aos poucos o cenário imaginário do game.
O criador do jogo, Nordine Ghachi, deu uma entrevista recente à BBC onde apontou os seus objetivos. "Nós queríamos colocar os gamers cegos e deficientes no mesmo patamar de qualidade dos gamers com visão. Esse era nosso maior desafio", disse o criador.
A históra de "A Blind Legend"
A narrativa de A Blind Legend é bastante simples e tradicional. Ela conta a história de um cavaleiro que perdeu sua visão após o sequestro de sua mulher. Agora ele precisa atravessar um ambiente perigoso como uma floresta labiríntica e ameaçadora.
Durante a partida, você controla os movimentos do seu personagem por toques na tela ou pelo mouse. A outra função é o controle da sua espada, que funciona com movimentos bruscos correspondentes do jogador.
"É preciso usar fones de ouvido para obter a melhor experiência. É possível ouvir tudo ao redor: os barulhos da floresta, os pássaros voando no céu, o rio fluindo. O herói também é auxiliado por sua filha. Você usa a sua própria imaginação para criar seus próprios efeitos."
Um mercado em crescimento
Apesar de incomum, o gênero tem crescido na Europa. O esforço original surgiu com um título de 2010 chamado de Papa Sangre, do estúdio britânico Somethin' Else. No jogo de horror você está morto, e deve encontrar sua amada para escapar juntos do palácio de Papa Sangre, em uma espécie de mundo dos mortos mexicano sombrio, similar à jogos clássicos como Grim Fandango, apesar do foco no horror.
O sucesso de Papa, rendeu uma sequência e um novo título pela companhia. The Blind Legend segue a mesma linha de criar jogos mais inclusivos para o público deficiente. Robin Spinks, diretor do Real Instituto Britânico de Pessoas Cegas, demonstra muita empolgação com a iniciativa.
“O mercado potencial para esses jogos é gigantesco – engloba mais de 285 milhões de pessoas em todo o mundo. É maravilhosamente inclusivo. A maior parte dos cegos está excluído de games. Esse tipo de jogo estabelece um novo patamar para outros estúdios."
A Blind Legend estará disponível para downloads gratuitos em inglês e francês no iTunes no ano que vem.
Fontes
Categorias