Review: caixa de som Bluetooth JBL Charge 2 [vídeo]

4 min de leitura

Nos últimos meses, nós analisamos uma enxurrada de caixinhas de som. Uma enormidade de modelos já passou por nossas mãos, sendo que existem dispositivos específicos para diferentes necessidades.

A JBL é uma das tantas fabricantes que se destacam nesse meio, contando com produtos que chamam a atenção por diversos aspectos. Ela disponibiliza aparelhos com alta qualidade de som, bateria de longa duração, formatos diferentes e tecnologias inovadoras.

Depois de analisarmos a JBL PlayUp, hoje, vamos falar sobre a Charge 2, uma caixinha de formato cilíndrico que impressiona pela leveza e os graves caprichados. Outro quesito que impressiona é a autonomia de bateria, que segundo a fabricante pode aguentar até 12 horas de reprodução contínua.

Como de praxe, passamos alguns dias curtindo o som desta caixa acústica para trazer nosso parecer para você. Será que esta caixinha é apropriada para suas necessidades? Vamos comentar todas as qualidades e defeitos dela, mas, antes, prossigamos com as especificações do produto.

Especificações

Design e funções práticas

A JBL já tem experiência de longa data com caixas de som portáteis, portanto já esperávamos um produto muito bem resolvido tanto na questão de aparência quanto de funcionalidade. O design da Charge 2 não é revolucionário, porém, aparentemente, a ideia aqui foi apenas retrabalhar o visual que já vimos na primeira versão do dispositivo.

E, de qualquer forma, mesmo que este não seja o primeiro produto do mundo com formato cilíndrico, devemos reconhecer que a fabricante teve boas ideias na construção e no formato. Apesar das laterais curvas, a JBL desenhou apoios em determinadas regiões para que o produto não fique rolando de um lado para outro.

Os alto-falantes trazem a marca da fabricante e chamam a atenção. Eles ficam posicionados estrategicamente nas extremidades, o que possibilita ao consumidor visualizar o produto em ação. A marca estampada na frente já é algo comum nos gadgets da JBL, então achamos totalmente plausível mantê-la desta forma.

Os botões posicionados na parte de cima trazem ícones que facilitam o controle das funções: ligar/desligar, ativar (e parear novos aparelhos com o) Bluetooth, controlar o volume, ligar o Social Mode e realizar chamadas. Tais itens são retroiluminados por LEDs e dão um toque de elegância ao aparelho.

Uma coisa muito bacana é o modo Social, que serve pra conectar até três aparelhos ao mesmo tempo. Depois de parear os celulares, todo mundo pode tocar suas músicas. É importante ressaltar que as músicas não se sobrepõem, já que a caixa toca somente as músicas do último streaming e envia um sinal para que os outros celulares parem a reprodução.

Bateria e conectividade

Conforme já comentamos, a JBL Charge 2 trabalha com tecnologia Bluetooth 3.0 e a conexão sem fio funciona muito bem. Podemos nos afastar cerca de dez metros (sem barreiras, claro) e continuar aproveitando o som sem interrupções e com muita qualidade.

Além dessa facilidade, você pode economizar a bateria do produto ao usar um cabo de áudio (padrão 3,5 mm) para reproduzir suas músicas favoritas. Esta conexão fica na parte traseira, junto às portas microUSB e USB padrão.

Aliás, é bom ressaltar aqui que a bateria desta caixinha tem tanta capacidade, que dá pra dividir a carga e recarregar seu smartphone quando não tem uma tomada por perto. Mesmo usando a energia da caixinha (para uma recarga de aproximadamente 70% da carga do smartphone), você ainda pode curtir música por umas 5 horas.

Gostamos também da solução para indicar o nível de bateria, que não necessita de apps instalados no celular. Com LEDs na parte de cima, você pode ter uma noção da porcentagem de energia restante. Aliás, a bateria da Charge 2 é excelente. Dá pra tocar quase 11 horas de música com em volume alto!

Som de primeira com graves caprichados

A JBL aproveitou o formato característico deste produto para entregar um som de altíssima qualidade. Com a instalação dos alto-falantes nas pontas, a empresa criou um sistema de áudio realmente impressionante. Os graves surpreendem, ainda mais considerando o tamanho do produto.

A equalização desta JBL é bem equilibrada, com médios na medida certa e deixando a desejar apenas nos agudos (pode ocorrer alguma distorção em determinadas músicas, mas programas com equalizadores resolvem o problema). É possível usar a Charge 2 na horizontal ou na vertical. Quando ela está em pé, os graves fazem o ambiente estremecer um pouco.

Um pequeno inconveniente é que o som não se espalha da mesma forma para todas as direções (justamente por conta da grade e da forma como os falantes são instalados). Quem está de frente aprecia o som de forma balanceada, mas quem está ao lado curte mais os graves. Não é o fim do mundo, mas é um ponto a ser observado.

Além disso, ficamos tristes em ver que a JBL novamente se esqueceu de colocar a tecnologia NFC, que iria facilitar muito as coisas. Não que o processo de pareamento seja impossível, mas acreditamos que qualquer adição que vise beneficiar o consumidor pode ajudar muito na decisão de compra do produto.

Vale a pena?

A JBL Charge 2 é uma caixa de som que realmente impressiona! Mesmo com tamanho compacto, ela apresentou som de alta qualidade, graves reforçados, conexão simultânea com vários aparelhos e bateria de longa duração. Poucos produtos no mercado conseguem entregar tantos benefícios. Assim, nós recomendamos a compra do produto!

O problema mesmo é que, no Brasil, ela custa pouco mais de 700 reais em lojas confiáveis (e cerca de 650 reais em sites de leilão). O valor é um pouco alto, mas o retorno é garantido. Se comparado a alguns produtos concorrentes, podemos dizer que o produto da JBL sai na frente, já que oferece áudio balanceado e portabilidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.