A função de restauração do iPhone é um procedimento padrão para solução de problemas como travamento do aparelho, um recurso criado para aqueles momentos em que nenhum comando aparenta salvar o iPhone ou iPod Touch. Esta opção faz o aparelho retornar ás configurações originais, eliminando praticamente qualquer problema do disco.
O processo é muito fácil, porém requer atenção. Ao restaurar o aparelho, todo e qualquer arquivo salvo será deletado no retorno às configurações originais. Assim, caso os procedimentos corretos não sejam executados anteriormente à restauração, qualquer imagem, música, aplicativo ou arquivo salvo em seu iPhone corre o risco de virar lembrança.
Para solucionar os problemas de seu gadget ou simplesmente devolve-lo aos padrões de configuração de um aparelho recém-saído da caixa, o Baixaki elaborou um guia de procedimentos de Restauração do iPhone.
Pré-Requisitos
- iTunes
Para restaurar seu iPhone com segurança, é necessário sempre utilizar a versão mais atual do iTunes.
Cópia de segurança
O procedimento de restauração retorna o iPhone às configurações originais. Isso significa que músicas, imagens, aplicativos e qualquer arquivo salvo no aparelho serão perdidos com o uso dessa opção. Para garantir um backup do telefone, você deve sincronizá-lo com o iTunes antes de qualquer modificação.
Conecte-o ao cabo USB e ao computador. Abra o iTunes e selecione a opção “Sincronizar”. Dessa maneira, todo o conteúdo salvo no iPhone estará memorizado no próprio computador para ser acessado novamente ao final da restauração.
Iniciando a restauração do aparelho
Ainda com o aparelho conectado ao cabo USB e ao computador, procure-o na lista “Dispositivos” do iTunes (aquela no menu ao lado esquerdo do programa). Selecione o aparelho e, em seguida, a opção “Restaurar”.
Neste momento, o iTunes pergunta se o usuário gostaria de fazer o backup do telefone antes da restauração. Sempre faça o backup, ele é mais uma garantia de que você não perderá as informações salvas em seu aparelho.
Logo ao finalizar o Backup, o programa questiona se é necessário prosseguir com a Restauração. Selecione “Restaurar” para que a operação prossiga. Apesar da mensagem alertando para a possibilidade de perda de todos os dados, não é necessário se preocupar, pois o backup guarda todas as informações que estão no iPhone para que elas possam ser devolvidas ao aparelho.
Após a restauração
Atenção:
- Os próximos procedimentos exigem que seu iTunes esteja obrigatoriamente conectado à Internet.
- Estes procedimentos somente são executados no iPhone. O iPod Touch não passa por esta fase de configuração.
O iPhone agora foi reiniciado e exibe o logo da Apple logo ao ser ligado. A tela em seguida é a “Conectar para Ativar”, já conhecida do dia em que o aparelho foi retirado da caixa pela primeira vez. Mantenha-o conectado até que a mensagem desapareça.
Caso neste momento o iTunes solicite a atualização dos dados de acordo com a operadora de seu iPhone, aceite a autorização. Essa parte do procedimento não ocorre obrigatoriamente com todos os usuários, mas apenas aparece para aqueles cuja operadora exigiu alguma alteração.
Configurando o iPhone restauradoPara a configuração do aparelho restaurado, existem duas opções principais: configurar a partir do backup ou configurar como um novo aparelho.
- Recuperar os antigos arquivos
Se você deseja seus arquivos antigos de volta, selecione na primeira tela exibida no iTunes a opção “Restauração a partir dos arquivos do Backup do aparelho”. O backup é automaticamente transferido para o iPhone, fazendo-o voltar às exatas configurações do momento anterior à restauração.
- Um novo iPhone
Caso o objetivo não seja restaurar o aparelho a partir do backup anterior, mas realmente configurá-lo como um novo aparelho, selecione a opção "Configurar como um novo iPhone". Ele terá a mesma configuração de um aparelho que está sendo utilizado pela primeira vez.
.....
Esperamos que este guia tenha ajudado a todos os usuários com problemas com o iPhone ou iPod Touch. É válido lembrar que este procedimento é o padrão de solução de problemas recomendado pela própria Apple, o que o torna seguro como primeira opção caso ocorra um problema qualquer de configuração do aparelho.