De acordo com um levantamento da Kantar Worldpanel ComTech, uma das maiores autoridades em mercado mobile, o iPhone está ganhando terreno na Europa e China, dois grandes mercados de smartphones.
Nos cinco maiores mercados do Velho Continente – Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha –, o símbolo da Apple está presente em 20,3% dos celulares, segundo dados do primeiro trimestre do ano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso representa um crescimento de 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano de 2014. Já o Android caiu 3,1 pontos percentuais, chegando a 68,4% de share. A leitura é a de que o iOS está "roubando" clientes do sistema da Google e, de fato, 32,4% dos novos donos de iPhone vieram do "lado verde da Força".
A companhia de pesquisa opina que, embora haja consumidores trocando de lado, a liderança do Android segue firme – graças às "opções de preço que o cliente tem tanto no pós como no pré-pago". Segundo o levantamento, 35% dos novos donos do sistema da Google escolheram pelo valor que pagaram no celular.
Novo principal mercado
A China é outro lugar em que a Apple está se expandindo, sendo que a companhia já vende mais celulares no país asiático que nos Estados Unidos. Nos centros urbanos, a fatia da empresa da Maçã é de 26,1% no primeiro trimestre do ano – um crescimento vertiginoso em relação aos 17,9% do mesmo período de 2014. Segundo a Kantar, 38% dos compradores de um iPhone o fizeram por indicação. Enquanto isso, o Android caiu de 80% para 72%.
Aparentemente, a Apple acertou em cheio com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. No primeiro trimestre do ano, a empresa de Cupertino bateu um recorde com 61,2 milhões de celulares vendidos. Nos Estados Unidos, a linha 6 já representa 18% de todos os iPhones em uso no país.
No Brasil, o Android vai consolidando cada vez mais a sua liderança, chegando a 89,6% do mercado (contra 87,6% do primeiro trimestre de 2014). Por aqui, o Windows Phone representa 6,3% (alta de 0,8 ponto percentual), e o iOS, 3,3% (+ 0,3 ponto percentual). Quem caiu foi o BlackBerry e a categoria "outros".
Fontes
Categorias