Nesta quarta-feira (14), a Apple confirmou que está enfrentando problemas com o envio de mensagens de texto para smartphones que não são da Maçã. Essa questão foi sinalizada pelo antigo editor do site Lifehacker, Adam Pash, que foi uma das primeiras pessoas a identificar publicamente que algo estava errado com o sistema de SMS.
A questão acontece da seguinte maneira: quando uma pessoa é adicionada como contato em um iPhone e ela tem uma Apple ID, o smartphone já configura que as duas pessoas vão se comunicar através de iMessages no lugar de mensagens de texto convencionais — o que economiza o dinheiro do dono do dispositivo da Maçã.
Foco em comunicação e dinheiro
O problema é que muitos iPhones ao redor do mundo estão enviando apenas iMessages, mesmo que o modo SMS tenha sido selecionado — e o envio chega a ser confirmado pelo aparelho. Essa situação é ruim porque diversas pessoas não estão mais utilizando suas Apple IDs (o que acontece no caso da troca para um aparelho da Samsung, por exemplo), resultando em muito conteúdo escrito que vai para o limbo e que provavelmente é cobrado pelas operadoras.
Pash entrou em contato com a Apple para saber o que está acontecendo e a empresa confirmou o problema. Além disso, a companhia também afirmou que essa situação está atingindo uma grande quantidade de pessoas, sendo que eles estão estudando para saber o que está causando essa confusão, mas não há uma solução imediata para ela.
Por enquanto, a sugestão da própria Apple é a de que, se você está encarando o problema com as mensagens de texto, identifique quem não está mais utilizando as Apple IDs, apague e adicione novamente esses contatos.
Fontes
Categorias