Não é novidade para ninguém que roubos nas grandes cidades brasileiras são especialmente comuns. No entanto, não é exatamente comum ouvir casos como o relatado pelo jornal O Globo, em que um assaltante “fez a limpa” em um BRT (Bus Rapid Transit) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, mas se recusou a levar o iPhone 6 de uma das vítimas.
O motivo? “Esse não serve. Não consigo desbloquear”, disse o criminoso, segundo um dos passageiros.
A explicação para o curioso caso é resultado do recurso Bloqueio de Ativação da Apple. Para quem não conhece, esse é um sistema de segurança que vincula seu iPhone a um ID Apple – o que quer dizer que, mesmo se um ladrão tentar restaurar o celular para as configurações de fábrica, ele ainda vai precisar do login daquela conta da Maçã para poder prosseguir.
É claro que, apesar de tudo, isso não impede por completo o roubo desse tipo de aparelho; afinal, muitos bandidos simplesmente desconhecem essa ferramenta de segurança ou mesmo se resumem a pedir o ID Apple da vítima para resolver o problema. No entanto, simplesmente saber que essa tecnologia diminui um pouco que seja os casos de roubo já é uma ótima notícia.
Fontes