(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
A Apple viu sua participação no mercado de tablets cair mais de 15% no terceiro trimestre de 2012, enquanto tablets da Samsung e Amazon ganham mais espaço no mercado global a cada dia. Embora o iPad ainda domine o mercado de tablets – com cerca de 50% de participação no terceiro trimestre – a Maçã viu sua principal rival, a Samsung, crescer assustadores 325% em um ano.
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Segundo pesquisas, a Samsung passou de apenas 6,5% do mercado no terceiro trimestre do ano passado para 18,4% no mesmo período deste ano. Mesmo tendo pouco menos de 10% do segmento, a Amazon também abocanhou parte do público da Maçã com o Kindle Fire HD, deixando a marca em terceiro lugar no ranking.
De acordo com os números do IDC, o leque de opções da Samsung ajudou a marca a ganhar muitos compradores no ano de 2012. Segundo Ryan Reith, “a empresa oferece uma ampla gama de ofertas de tablets em diferentes tamanhos e estilos, o que claramente influenciou os compradores neste trimestre”.
(Fonte da imagem: Divulgação/IDC)
No entanto, a chegada do iPad mini pode diminuir essa distância, já que o novo produto da Apple tem como objetivo alcançar exatamente a fatia de mercado que está sendo dominada pela concorrência. Segundo o Slash Gear, os próprios rumores de lançamento de um modelo menor podem ter afetado as vendas do iPad durante o período, fazendo com que muitos consumidores esperassem as novidades da Apple para optar entre a compra do modelo tradicional ou do iPad mini — por isso, para os especialistas, as expectativas da Apple para o próximo trimestre podem ser altas.
No entanto, é preciso observar que o preço pode ser um fator determinante para manter o crescimento dos gadgets com Android. Segundo Tom Mainelli, do IDC, o preço do iPad mini é considerado “relativamente alto” pelos consumidores, o que pode manter aparelhos com Android em posição de alta competitividade para quem procura tablets menores e de baixo custo, geralmente uma porta de entrada para o consumidor no universo dos gadgets portáteis.
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