Ao contrário de seus irmãos menores, o iPad Pro foi lançado sem apresentar o recurso que tem sido um sucesso no iPhone 6s e 6s Plus: o 3D Touch, que é capaz de sentir a quantidade de pressão aplicada na tela sensível ao toque e usar isso para uma série de funções. Mesmo tendo sido anunciado juntamente com os carros-chefes da Apple nessa última temporada, o iPad Pro não ganhou o hardware necessário para apresentar esse recurso.
Porém, isso não foi muito problema para o desenvolvedor Hamza Sood que, através de um hack relativamente simples, conseguiu habilitar o 3D Touch no novo tablet da Apple. O segredo para isso dar certo é que as informações para o funcionamento do recurso existem no software do dispositivo, mesmo sem possuir o hardware específico encontrado nos iPhones.
Pressão no iPad Pro!
Assim, foi possível utilizar o Apple Pencil e seus dados de pressão para acessar a função do 3D Touch. No vídeo a seguir, é possível ver como os recursos de Peek and Pop podem ser usados normalmente no iPad Pro com a ajuda da caneta digital.
Useless project of the day: using Apple Pencil pressure data to drive the 3D Touch engine https://t.co/y3GNEZ8sfh pic.twitter.com/OwYpI9kIqD
— Hamza Sood (@hamzasood) 23 novembro 2015
O motivo para a ausência do 3D Touch no iPad Pro? Provavelmente o recurso foi sacrificado nesse dispositivo para dar espaço ao Apple Pencil. Afinal, se o tablet da Apple já apresentasse essa função, ninguém iria gastar os US$ 99, cerca de R$ 370, na caneta inteligente da empresa. Ainda assim, o 3D Touch ainda é uma tecnologia relativamente nova, mas que deve ser popularizada muito rapidamente e deve aparecer nas próximas gerações do iPad normalmente.
O que você achou do novo iPad Pro? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes