Dois fortes competidores do mercado, iOS e Windows travam uma batalha na qual, por ora, a Apple é vitoriosa. Uma pesquisa levantada pela Asymco esboçou o extraordinário crescimento de envios de iPhone em 2015. Os aparelhos da Apple foram mais distribuídos do que o Windows.
O gráfico adiante, postado no Twitter da instituição de pesquisa, mostra que a Apple distribuiu mais de 300 milhões de Macs, iPhones e iPads no ano passado, numa curva de crescimento consistente. Já no caso dos dispositivos Windows, cerca de 275 milhões foram distribuídos em 2015, contra 300 milhões em 2014.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale observar que o Android também tem ampla distribuição em escala mundial. Na verdade, o sistema da Google é até mais “global” do que seus dois concorrente, mas convém lembrar que várias fabricantes trabalham com Android em diversas variações possíveis. Os dispositivos iOS, por exemplo, são feitos por um e tão somente um fabricante, o que mostra uma proporção vantajosa para o lado da Maçã.
iOS 9: domínio de mercado
Além dos dados supracitados, a Apple anunciou que o iOS 9 está atualmente instalado em 75% dos dispositivos ativos da Apple. A gigante atualizou sua página de suporte da App Store para os desenvolvedores com novas informações e publicou essa novidade. O iOS 9 chegou em setembro do ano passado e, desde então, tem constatado crescimento periódico, numa escala muito maior que as versões anteriores. Apenas 19% dos usuários, por exemplo, rodam o iOS 8 hoje, enquanto 7% utilizam firmwares mais antigos.
iOS overtook Windows last year, as expected. pic.twitter.com/5LgnZsxWaL
— Horace Dediu (@asymco) 12 janeiro 2016
Com a chegada do iOS 9.3, a Apple pretende adicionar recursos fitness ao sistema, modo Night Shift e outros adendos, o que deve conduzir a uma migração ainda maior à nova versão.
iOS vs. Windows: quem vence essa disputa? Comente no Fórum do TecMundo.
Fontes