O navegador Google Chrome foi atualizado em sua versão 44 para o sistema iOS. E foram duas as grandes novidades lançadas aos mobiles da Apple. Agora, os comandos “voltar” e “avançar” pela web podem ser disparados a partir do deslizar sobre a tela para o lado; interação junto de aparelhos que compartilham do Physical Web (PW) é também ação possível às custas do novo Chrome para iOS.
Significa que dispositivos inteligentes podem ter um iPhone ou iPad como “controle remoto”. Lançado em 2014 pela Google, o padrão Physical Web é uma especificação para internet de código aberto que promete transformar uma série de produtos em verdadeiras extensões inteligentes de nosso cotidiano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pontos de ônibus ou sistemas de estacionamento, por exemplo, podem ser acessados a partir de um simples toque sobre a tela de um smartphone compatível com o protocolo livre (PW). Usuários podem então abrir o Today view (lançado em abril para Chrome 42) e, através de uma nova aba ou por comandos de voz, interagir com aparelhos que rodam o Physical Web.
A adição de conteúdo ao open-source da Google pode ser feita por desenvolvedores, é claro: é suficiente acessar a URL do recurso Eddystone, um novo formato de Bluetooth que promete facilitar a comunicação entre dispositivos que estão próximos entre si – o projeto pode ser acessado por meio do serviço de Web Hosting Compartilhado GitHub.
Interação entre iOS e dispositivo com suporte ao PW.
O modo de navegação foi, ainda, implementado: basta deslizar sobre a tela para a esquerda ou direita para avançar ou retroceder, respectivamente, por páginas da internet. Outras melhorias, como as relacionadas a desempenho e estabilidade, foram também feitas. Em novembro, a Google registrou o total de 400 milhões de usuários ativos do Chrome – isso apenas para a plataforma mobile.
Atualize o navegador em seu iOS por meio da própria iTunes, aqui.
Smartphones serão capazes de funcionar como controle remoto de aparelhos inteligentes no futuro? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias